Apps ajudam identificar produtos com ingredientes transgênicos

Enquanto a França proíbe o cultivo de milho geneticamente modificado, no Brasil os deputados aprovaram o projeto que acaba com a exigência do símbolo da transgenia nos rótulos dos produtos. Aprovado no dia 28 de abril, o Projeto de Lei (PL) 4148/08, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) priva o brasileiro do direito à informação sobre a procedência do que coloca na mesa.

Nos Estados Unidos, onde uma pesquisa de opinião realizada pelo jornal “New York Times” demonstrou que 93% querem a rotulagem, a iniciativa de orientar os consumidores sobre a procedência e os riscos dos alimentos que consomem partiu de desenvolvedores que criaram aplicativos criativos que combinados ajudam a ter maior poder de escolha sobre o que comprar e assim preservar a saúde. Confira alguns na lista abaixo.

Óleo de soja da Cargill, uma das empresas obrigadas a rotular o produto com o símbolo dos transgênicos (Foto: Stefano Wrobleski/Repórter Brasil)

Non-GMO Project Shopping Guide: é um guia de compra de produtos não geneticamente modificados. Totalmente gratuito, é constantemente atulizado de forma colaborativa.

Healthy Food, Allergens, GMOs & Nutrition Scanner: esse aplicativo pago ajuda a detectar o que existe no alimento que você esta comprando. O scanner lê os rótulos dos alimentos e disponibiliza informações sobre os ingredientes, aditivos e transgênicos existentes. Nem é preciso saber quais substâncias são prejudiciais. No próprio aplicativo tem uma relação em escala dos que são potencialmente nocivos à saúde.

Buycot: esse aplicativo pode te ajudar a mudar de opinião sobre as empresas que você admira.  Ao rastrear os itens dos alimentos, ele vasculha a cadeia de produção e mostra todas as empresas envolvidas em trazer o item para a prateleira do supermercado.  Gratuito, ainda disponibiliza o contato das empresas, caso você queira enviar alguma queixa ou dúvida direta.

True Food: criado para os consumidores conscientes, fornece um guia de compra de produtos não-transgenicos. Atualizado diariamente com novos alertas, traz notícias e dicas de como evitar os itens que contêm Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e ainda como encontrar alternativas à eles.

ShopNoGMO: com 23 categorias de alimentos que não contêm OGM, esse aplicativo gratuito ajuda a escolher itens mais saudáveis para alimentar a família. Além de informações sobre os trangenicos, traz dicas de lugares onde vendem organicos e ainda como identificar ingredientes químicos.

OGM Checker: é possível usar este aplicativo para identificar rapidamente os produtos que são orgânicos, vegan, sem glúten e livre de transgênicos. Com um formato de busca simples, traz resultados com códigos coloridos sobre os ingredientes conforme as listas das categorias disponíveis. Apesar de fácil manuseio, tem o custo de US $ 3,99.

ipiit, The Food Ambassador: ipiit é um aplicativo gratuito completamente colaborativo com um banco de dados que está em constante crescimento devido a ajuda dos próprios usuários. O banco de dados contém mais de 210 milprodutos alimentares, com informações sobre o glúten, lactose, HFCS, OGM e muito mais. Os usuários podem configurar suas próprias preferências e assim ser mais fácil de encontrar os alimentos que atendam às suas necessidades.

Chemical Maze: se você está preocupado com o que existe em seus alimentos, cosméticos ou produtos para animais, Chemical Maze ajudará mantê-lo informado. Na versão gratuita, é possível filtrar os resultados por categoria, efeitos, origem ou sintomas, dependendo do que você quer saber sobre um produto. Na edição paga há outros recursos adicionais.

Barcode and PLU Label Reader: embora este aplicativo é um leitor de código de barras, você tem que digitar manualmente os códigos para receber uma série de informações úteis que irão ajudá-lo a comprar produtos mais saudáveis e evitar os OGM.

Fruit Checker: é um leitor de etiqueta para frutas e legumes que identifica se são produtos com certificados orgânicos, cultivados convencionalmente ou geneticamente modificados. Em alguns casos, é possível até saber onde foram cultivados. Disponível por US $ 0,99.

Fonte: www.nanny.net