Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Arquiteto faz fábrica de cimento virar casa de tirar o fôlego

Por: Redação

Quando o arquiteto Ricardo Bofill se deparou com uma fábrica de cimento caindo aos pedaços, em 1973, ele imediatamente viu um mundo de possibilidades. “La Fábrica” nasceu e, quase 45 anos depois, a estrutura foi completamente transformada em uma espetacular e singular casa.

Fábrica que virou casa na Espanha tem um visual inacreditável

A fábrica, localizada nos arredores de Barcelona, era uma máquina de poluição da época da Primeira Guerra Mundial que foi fechada. Muitos reparos precisavam ser feitos. O arquiteto resolveu iniciar a transformação, mas não quis abrir mão do caráter de ruína próprio do local.

Velha indústria de cimento estava bem deteriorada

Após anos de desconstrução parcial, Bofill resolveu abusar de vegetação do lado de fora e, por dentro, investir na criação de um espaço moderno, com “home office”.

Os móveis contemporâneos aliados ao pé-direito alto imprimem à residência um ar romântico e, ao mesmo tempo, misterioso. Altas colunas, portas e janelas passam a impressão de se estar dentro de uma igreja.

Trabalho de arquiteto parece saído da ficção

“La Fábrica” é um projeto em andamento até hoje. As chaminés industriais que, antes, lançavam fumaça pelo ar, agora descansam sob o verde exuberante –e são exemplos das belas transformações que resultam das mentes criativas.

  

Com informações do Bored Panda           

Compartilhe: