Google homenageia médico que ensinou forma certa de lavar as mãos
Húngaro Ignaz Semmelweis iniciou o procedimento de higienização em hospitais ainda no século 19
Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Google decidiu fazer uma homenagem nesta sexta-feira, 20, ao médico húngaro Ignaz Semmelweis, primeiro a sugerir a lavagem das mãos como medida preventiva para não espalhar doenças devido a germes e vírus.
O buscador publicou um vídeo-doodle mostrando como é a lavagem das mãos recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é considerada uma das principais medidas para ajudar a prevenir e retardar a propagação do Covid-19.
- Quebrada Dog aposta em hot dog artesanal na periferia de São Paulo
- Estes 2 suplementos vão te ajudar a querer comer menos doce; entenda o motivo
- Sesi-SP abre 6.000 vagas em cursos gratuitos na capital
- Cada cigarro rouba 20 minutos de vida dos fumantes, alerta estudo
A animação ficará no ar por 48 horas e celebra o dia em que Ignaz Semmelweis se tornou assistente na clínica onde descobriu os benefícios da lavagem das mãos.
No dia 20 de março de 1847, Semmelweis foi nomeado residente-chefe na clínica de maternidade do Hospital Geral de Viena, onde deduziu e demonstrou que exigir dos médicos a higienização das mãos reduzia enormemente a transmissão de doenças.
- Saiba o que fazer se você tem viagem marcada
- Coronavírus: número de casos confirmados no Brasil
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
Quem foi Ignaz Semmelweis
Doutor pela Universidade de Viena e mestre em obstetrícia, Ignaz Semmelweis (1818-1865) foi nomeado residente-chefe na clínica de maternidade do Hospital Geral de Viena em março de 1847 em meio à uma infecção misteriosa que estava levando a altas taxas de mortalidade novas mães em maternidades em toda a Europa.
Após uma investigação aprofundada, Semmelweis deduziu que os médicos estavam transmitindo material infeccioso de cirurgias anteriores e autópsias a mães suscetíveis por meio de suas mãos. Ele imediatamente instituiu a exigência de que toda a equipe médica deveria lavar as mãos entre os exames dos pacientes e, como resultado, as taxas de infecção em sua divisão começaram a despencar.
Muitos colegas de Semmelweis inicialmente viram suas ideias com ceticismo. Décadas depois, suas recomendações higiênicas foram validadas pela ampla aceitação da “teoria germinativa das doenças”.
Hoje, Semmelweis é amplamente lembrado como “o pai do controle de infecções”.
Responsável por revolucionar não apenas a obstetrícia, mas o próprio campo médico, há diversas gerações que a lavagem das mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a propagação de doenças.