Londres testa lixeira que evita desperdício de comida
Um restaurante pode produzir até mil refeições por dia. Uma quantidade de comida como essa pode desperdiçar até 20% dos alimentos, que vão direto para o lixo. Todo ano,1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas ou perdidas globalmente. Um quarto disso seria suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas anualmente.
Para impedir que isso aconteça, algumas cozinhas da Inglaterra estão testando uma nova tecnologia, que pode ser conectada a qualquer lixeira comum. A ideia é manter um registro digital preciso da comida que é jogada fora, o que ajuda o chef a controlar o que desperdiça, fazendo escolhas mais informadas.
Em entrevista para a rede britânica BBC, Bill Owen, chef de cozinha em Londres, que utiliza essa tecnologia, disse que “foi chocante a quantidade de comida que foi salva por conta do uso”.
- Curso gratuito ensina a combater o desperdício de alimentos
- São Pedro (SP) tem belas paisagens, aventura e ótima comida caipira
- Por um delivery com menos plástico, Corona e Rappi ajudam consumidor a identificar restaurantes com práticas mais sustentáveis
- Faça uma viagem pela gastronomia de vários países com Gordon Ramsay
Com base no relatório feito pela máquina, o chef pode organizar um novo menu que gaste menos comida.
Ainda, se você faz sua comida com antecedência, pode desperdiçar menos da metade do que gasta fazendo a comida com pressa, em cima da hora.
Por Giovanna Panetta e Maria Alice de Rocha, da Escola Concept de Salvador (BA)