Programa de apoio feminino crê que lugar de mulher é na cozinha

Lugar de mulher é na cozinha. E por que não? Lugar de mulher é onde ela quiser. É com esse pensamento que o projeto Mãos e Mentes em Ação, da ONG Mensageiros da Esperança, conseguiu capacitar mais de 150 mulheres desde 2015 nas áreas de culinária e gastronomia.

Programa de apoio feminino crê que lugar de mulher é na cozinha

Por meio do programa, o público feminino da periferia de São Paulo já abriu o próprio negócio e integra feiras e eventos, após a participação em treinamento.

Segundo uma campanha de apoio na internet, o Mãos e Mentes em Ação pretende “capacitar mulheres nas áreas de empreendedorismo, aperfeiçoando suas técnicas e visão crítica, entre outras habilidades, permitindo que tenham o direcionamento assertivo para geração de renda”.

O curso é feito com base em metodologia da ONG Aliança Empreendedora e do Sebrae. No fim, as participantes são avaliadas por uma banca composta de profissionais que farão observações para a melhoria dos negócios formulados por elas durante as aulas.

Programa de apoio feminino crê que lugar de mulher é na cozinha

As mulheres interessadas também podem se aprofundar na área de gastronomia a partir da orientação de uma chef, que ensinará conceitos e técnicas para a montagem de um cardápio completo.

No site do projeto, elas ganham visibilidade para seus próprios negócios. Além disso, podem  atuar como fornecedoras do bufê da própria ONG Mensageiros da Esperança, que identifica, inclusive, quais delas já podem ministrar oficinas.

Na campanha, que dura até sexta-feira (15), a instituição pretende arrecadar R$ 20 mil para viabilização da edição de 2018. Quem quiser ajudar, pode receber recompensas.