CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Projeto de robótica capacita meninas de 6 a 17 anos em MG

A ONG Instituto Chica foi aprovada para receber aporte financeiro do Instituto Lojas Renner

Por: Redação

Um projeto na cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, está usando a robótica para facilitar e incentivar o acesso à cultura digital a meninas entre 6 e 17 anos.

O projeto “As Donas da Robótica”, iniciativa do Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente conhecido como Instituto Chica, foi selecionado para receber aporte financeiro do Instituto Lojas Renner, representando o investimento social da Realize Soluções Financeiras.

Crédito: Divulgação/Instituto ChicaInstituto Chica é aprovado para receber aporte do Instituto Lojas Renner

Por meio das atividades oferecidas nas dependências do Instituto Chica, as meninas experimentam e realizam projetos com sucatas e reciclados tecnológicos, aliando recursos do design, mecânica, eletrônica, marcenaria, lógica e programação com o Scratch e o Arduíno.

As meninas também aprendem a utilizar ferramentas tradicionais, como martelo, alicate e furadeira; e equipamentos digitais sofisticados, como impressora 3D e cortadora a laser. Recursos das artes e das artes cênicas, como desenhos, tintas, pincéis e dobraduras, também são estimulados, assim como a capacidade de escrita, reflexão, argumentação e oratória.

Ao término do curso, as participantes estarão capacitadas a planejar, desenvolver, executar, interpretar e apresentar projetos que trabalham robótica, programação e fabricação digital.

Crédito: Divulgação/Instituto ChicaMeninas experimentam e realizam projetos com sucatas e reciclados tecnológicos

Além disso, elas também são encorajadas a desenvolver, por meio do campo psicossocial, autonomia e força em suas relações familiares, pessoais e profissionais.

O Instituto Chica atua desde 1999 com apoio da companhia têxtil Cataguases, mantenedora da ONG.

Compartilhe: