‘Robô’ no Facebook ajuda a combater o desperdício de alimento

Heróis da Geladeira conecta pessoas que sabem com as que querem aprender a fazer a geladeira render

No Brasil, 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. O chocante é que 30% desse desperdício acontece dentro de nossas casas e, de acordo uma pesquisa global encomendada pela Unilever, 61% das pessoas descartam alimentos em perfeito estado para serem consumidos.

Com objetivo de tentar ajudar diminuir esses números, a Hellmann’s vem trabalhando nos últimos anos em campanhas para mostrar que é possível preparar pratos deliciosos com o que têm sobrando na geladeira.

Para conscientizar a população sobre o desperdício de comida, plataforma da Hellmann’s conecta pessoas que sabem e quem quer fazer a geladeira render
Créditos: Qwart/iStock
Para conscientizar a população sobre o desperdício de comida, plataforma da Hellmann’s conecta pessoas que sabem e quem quer fazer a geladeira render

Depois de fazer o primeiro “Restaurante sem Comida” do país e inspirar as pessoas com diversas receitas simples para aproveitar alimentos esquecidos, a marca dá mais um passo nesta jornada.

Em parceria com o Facebook, a Hellmann’s desenvolveu uma plataforma que possibilita conversas entre especialistas e interessados em aprender a fazer a geladeira render. Denominado “Heróis da Geladeira“, o bot está disponível no Messenger.

“A expectativa é que estas conexões se transformem em aprendizados para estimular as pessoas no início da jornada da mudança de hábito em relação ao desperdício de alimento”.

Como funciona

É possível participar da plataforma de duas maneiras: como ‘herói cozinheiro’ ou ‘aprendiz’.

Quando o herói cozinheiro se disponibiliza a ajudar, é necessário preencher um perfil indicando quais suas especialidades na cozinha, como Rei/Rainha do Sanduíche – O Chef da Criançada – Congelo e descongelo tudo! – Comida saudável é comigo mesmo – Adoro doces, entre outras.

Depois é só escolher um horário para ajudar os aprendizes, que também devem selecionar qual tipo de dica precisam. Por meio de troca de mensagens de texto, áudio ou foto, é possível compartilhar dicas e ideias para que os ingredientes esquecidos sejam transformados em receitas deliciosas e o mais legal é que é possível mudar de cargo, um dia ser aprendiz e no outro herói cozinheiro, dependendo do que tem na geladeira.

Para dar início às trocas de conhecimento, os Heróis da Geladeira contam com a parceria da Gastromotiva, ONG fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz que acredita no poder transformador dos alimentos, e da Favela Orgânica, iniciativa para a democratização da comida nas comunidades idealizada pela chef de cozinha e empreendedora social Regina Tchelly.

Os alunos das duas iniciativas estarão juntos nessa jornada com dicas inspiradoras para começar o movimento de redução do desperdício de alimentos.

Para ter acesso a plataforma, basta entrar em www.facebook.com/heroisdageladeira e clicar em “enviar mensagem”.