Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Vik Muniz cria abecedário para combater obesidade infantil

Os números da OMS e do IBGE são alarmantes. Noventa por cento das crianças brasileiras não comem a quantidade de frutas, verduras e legumes recomendada. Entre 5 e 9 anos, uma em cada três já está acima do peso ou obesa. A alimentação responde por 80% das causas básicas das doenças neste século.

Diante desse cenário, a plataforma de inovação social em comportamento de consumo Novos Urbanos desenvolveu uma campanha para influenciar a agenda e as políticas públicas em relação à nutrição e à alimentação, resultado de um trabalho de mais de 35 especialistas, empresas, governo e instituições.

Vik Muniz cria abecedário com crianças
Vik Muniz cria abecedário com crianças

Fonte da Juventude prevê diversas iniciativas para engajar a população, entre elas um filme cocriado pelo núcleo de comunicação 2020 e produzido pelo diretor, roteirista e produtor de cinema e TV Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, com a participação do artista plástico e embaixador do Unicef Vik Muniz.

No vídeo, ele interage com crianças da comunidade do Vidigal (RJ) e juntos constroem letras do alfabeto a partir de alimentos in natura, descobrindo a verdadeira fonte da juventude. Fazem parte da equipe da campanha o CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional) e a consultora em alimentação infantil consciente Mayra Abbondanza.

A OBESIDADE INFANTIL é uma epidemia no Brasil. E, não podemos deixar isso acontecer. Assista ao pedido de Vik Muniz, que criou um alfabeto de frutas, legumes e verduras para colocar esse assunto no prato de todos os brasileiros. Participe! #fontedajuventude#novosurbanos#crenAcesse: www.fontedajuventude.info

Posted by Novos Urbanos Lab Inovação Social on Quinta, 26 de novembro de 2015

Gisela Solymos, diretora-geral do CREN, destaca que um dos maiores desafios da alimentação no Brasil são os desertos alimentares, extensas áreas nas comunidades e nas periferias dos centros urbanos. “Lá as populações mais vulneráveis não encontram alimentos in natura para comprar e, quando encontram, o preço é alto, a qualidade, ruim, e não há variedade”, diz.

“Estamos ficando doentes pela boca”, completa Denise Chaer, idealizadora e diretora-geral do Novos Urbanos. “Buscamos incentivar o aumento do volume desses itens no prato da população, em especial das crianças, que necessitam destes alimentos para seu crescimento e desenvolvimento adequados.”

“A gente resolveu juntar forças e botar esse assunto na mesa”, complementa Vik Muniz. A campanha foi idealizada pelo núcleo de comunicação 2020, que nasceu no Instituto Alana. “Queremos estimular o maior número de famílias brasileiras a repensar a alimentação das crianças com conversas e brincadeiras”, conta Pipo Calazans, sócio-diretor.

Abecedário criado por Vik Muniz e crianças
Abecedário criado por Vik Muniz e crianças

A letras criadas a partir dos alimentos poderão ser usadas por empresas e pessoas que queiram se engajar no movimento, e a renda das camisetas, primeiro produto do movimento, terão a renda revertida para projetos do CREN.

Diversas iniciativas digitais vão ser direcionadas para o site, que traz informações sobre alimentação com diferentes níveis de profundidade. “Em 2016, a campanha entra em uma nova etapa, com desafios nas redes sociais e prótotipos aplicados a realidades sociais”, antecipa Denise.

Por QSocial