Belas Artes Expõe Gravuras Feitas por Professores-Artistas e Alunos do Pratt Institute

A exposição Pratt Prints/horizontes gráfico apresenta os trabalhos realizados pelos professores-artistas e alunos do Pratt Institute, de Nova Iorque, na Galeria Prof. Vicente Di Grado, Galeria 13 e Galeria do Núcleo de Design. Os melhores trabalhos foram escolhidos pela Artista Plástica Sheila Goloborotko em conjunto com os docentes do curso de Fine Arts , e reunidos  com as obras dos professores gravuristas.

A história da exposição Pratt Prints começou em 2007, quando Eduardo Besen, um dos mais importantes galeristas dedicados à gravura e dono da Gravura Brasileira, concebeu a exposição Gravadores Brasileiros Contemporâneos e a levou para os Estados Unidos – exatamente no Pratt Institute. Professores do curso de Artes Visuais do Belas Artes foram selecionados e participaram desta exposição, que estabeleceu o primeiro contato entre a instituição brasileira e a norte-americana, já que o Belas Artes também foi um dos patrocinadores do catálogo.

Em 2008, a professora do curso de Artes Visuais, Helena Freddi, reuniu-se com o professor Augusto Sampaio, também do curso, e com o próprio Eduardo Besen para formar o júri que selecionou os melhores trabalhos dos alunos da instituição. Além disso, todos os professores gravuristas apresentaram obras próprias que, reunidas, resultaram na exposição PRINTed: Horizontes Gráficos, que abriu no mês de outubro no Pratt Institute. A participação de Sheila Goloborotko neste processo de intercâmbio foi essencial para a concretização da ação, que obteve imenso sucesso.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.