Dias 5 e 6: Cena Musical Independente no Memorial

Por: Redação | Comunicar erro
divulgaçãogarotassuecas
Garotas Suecas é uma das banda vencedoras

O Festival Cena Musical Independente 2009 traz dez novos grupos musicais. Todos foram escolhidos por um júri formado por profissionais de reconhecida atuação na área, são: Tulipa RuizAlanDelon, Garotas SuecasMilocovikJuliana R., Pélico, MoxineCulto ao Rim, Jalapeño e Rafael Castro e os Monumentais.

A edição deste ano recebeu 525 inscrições. Os contemplados receberão o prêmio no valor de R$ 5 mil, além da inclusão de uma música em CD coletânea do Cena Musical Independente.

Nos próximos dias 5 e 6, a Secretaria de Estado da Cultura promove no Memorial da América Latina o encontro entre a música independente já consagrada e a nova. A programação de cada dia do festival será composta por shows de cinco bandas inscritas selecionadas, com show de 30 minutos de duração, e grupos convidados ligados ao cenário da música independente.

Além dos shows, outros espaços serão criados para a realização de encontros, bate-papos entre as bandas participantes e o público.

Programação:

Sábado,
13h: Abertura Oficial seguida de bate-papo com convidados

14h30: Jalapeño
Une música e tecnologia e transita livremente por diversos gêneros. Tem Pedro Prado (bateria e programações), Paulo Kishimoto (guitarras e teclados) e Gustavo Mazon (baixo elétrico, acústico e bass synth).

15h30: Juliana R.
Cantora, compositora e instrumentista sorocabana, canta em português, inglês e espanhol, entrelaçando rock, pop, folk e psicodelia. Presente no circuito alternativo de São Paulo, no palco Juliana ganha a companhia de Demétrius Carvalho (contrabaixo acústico), Dustan Gallas (guitarra) e Felipe Maia (bateria).

16h30: Macaco Bong – Banda convidada da Mostra
Considerada uma das bandas mais interessantes da atualidade, o Macaco Bong, que nasceu em 2004, é formado por Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Ney Hugo (baixo). Produz rock instrumental com conteúdo musical. Teve o cd Artista Igual Pedreiro eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil, posteriormente lançado na Argentina pelo selo Scatter Records. Durante o show o trio mostra suas principais composições e prova que nem sempre letras são essenciais para um bom rock.

18h: Pélico
Robson Pélico tem como gênero o pop rock e passeia entre o moderno e o antigo para falar de amor. Tem na banda Jesus Sanchez, Régis Damasceno e Loco Sosa.

19h: Moxine
A santista, hoje paulistana, Mônica Agena (guitarrista da banda Natiruts, com quem gravou o álbum “Nossa Missão” 2005 e o DVD ao vivo “Natiruts Reggae Power” 2006), lidera o projeto Moxine, voltado ao rock, onde, além de tocar guitarra, compõe e solta a voz. Tem a companhia de Caju na bateria e Hagape Cakau no baixo.

20h: Rafael Castro & Os Monumentais
Rafael Castro, na guiatarra e voz, se une ao baixista Filipe Franco e ao baterista Wiliam Bueno, transformando-se em Rafael Castro & Os Monumentais, um power-trio que aposta na simplicidade elétrica e festeira do rock’n’roll. A banda vem de Lençóis Paulistas.

21h: Instituto – Banda convidada da Mostra
Voltado ao hip hop e fusões da música brasileira com eletrônica, o Instituto reúne um núcleo básico – formado pelo trio de produtores Rica Amabis, Tejo Damasceno e Daniel Ganja Man – e mais de 15 grupos e artistas solo. Nesse show, que é um tributo ao Tim Maia em sua fase “Racional”, 11 músicos e diferentes convidados transformam o período mais obscuro, religioso e psicodélico do músico em uma grande celebração.

22h: Encerramento

Domingo,
14h30: Culto ao Rim
Quarteto instrumental formado por Eric Ferreira no sax, Guilherme Granato na guitarra, Gabriel Maia no baixo e Carlinhos Mazzoni na bateria. No repertório criativas composições, resultantes de uma constante pesquisa musical e da afinidade com estilos como jazz, rock, samba, tango e ritmos latinos.

15h30: Tulipa Ruiz
Santista da nova geração da MPB, atualmente canta e escreve as músicas do seu primeiro disco, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010. As músicas de Tulipa Ruiz podem ser doces ou divertidas. Sua voz está presente nos discos da cantora Tiê, de Thiago Pethit e das bandas Cérebro Eletrônico, DonaZica, Nhocuné e Garrafada (Dj Tudo).

16h30: Júpiter Maçã – Banda convidada da Mostra
Cantor, guitarrista e compositor, ex-integrante das bandas de rock gaúcho TNT e Os Cascavelletes, Flávio Basso começa sua incursão solo pelo folk, sob o pseudônimo de Woody Apple. Grava, em 1996, o seu primeiro álbum, o psicodélico “A 7a Efervescência”. Em 1999 grava o bossanovista “Plastic Soda” e passa a assinar como Júpiter Apple. Tem, nos anos seguintes, cultuados álbuns e em 2009, com uma nova formação de banda, com Thunderbird (baixo), Dustan Galas (guitarra), Astronauta  Pinguim (piano e órgão) e Felipe Maia (bateria), lança o single “Modern Kid”. Durante o show, apresenta seus maiores sucessos.

18h: Garotas Suecas
A banda mistura psicodelia, garagem e soul e já conquistou o VMB de Aposta MTV em 2008. Nico, baterista, é responsável pelo contagiante pulso da banda e vocais. Na guitarra e voz, Saldanha; também na guitarra, o frenético Sesa; no baixo, Perdido; colorido os teclados, Irina, e para completar, Tomaz, que assina boa parte das músicas.

19h: AlanDelon
Reúne Gigi e Roy, na voz, guitarra, pianos, sintetizadores e samplers, Leandro Resende na bateria e Mel Char no baixo. Produz um som que mistura indie, alternativo e pop, sem perder a característica da suas raízes independentes e simples.

20h: Milocovik
A banda tem Toni Pereira nos vocais e guitarra, Cláudio Dantas também na guitarra, Gustavo Gialuca no baixo e Tonini na bateria. Faz rock com influências de new wave, punk, motown e electro.

21h00: Ultraje a Rigor – Banda convidada da Mostra
O grupo, formado por Roger (vocal),  Sérgio Serra (guitarra), Mingau (baixo) e Bacalhau (bateria), que já estão na estrada há mais de 20 anos, continua com o ritmo acelerado, que sempre o diferenciou de sua geração, que tocava um rock um pouco mais meloso. Apresenta ao público os sucessos do “Acústico MTV Ultraje à Rigor”, com guitarras elétricas, privilegiando o bom e dançante rock ‘n’ roll.

22h: Encerramento

1 / 2
1
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
2
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …