Choque Cultural promove oficinas gratuitas de gravura, pôster e lambe-lambe

Programação do “Printshoq” reúne também exposição e lançamentos nacionais

divulgação
Gravuras de Gerald Laing estarão à venda

Durante os sábados do mês de julho, a galeria Choque Cultural promove o “Printshoq”, misto de exposição e programa educativo, com entrada Catraca Livre. A abertura acontece neste sábado, 30, às 15h.

A edição reúne uma série de workshops e oficinas de prints, ministradas por renomados artistas brasileiros. Entre as participações de destaque estão as de Samuel Casal, Speto, SHN e Mariana Martins.

Além das oficinas, o evento venderá algumas raridades, entre edições esgotadas, números especiais e tiragens reduzidas de artistas como Gerald Laing, um dos principais nomes do movimento Pop britânico.

O três andares da galeria serão ocupados por gravuras de diferentes técnicas, tamanhos e preços. Lançamentos de novos trabalhos – gravuras, pôsteres e lambe-lambes – também estão programados.

Nas abas abaixo, o Catraca Livre destaca algumas das atividades do “Printshop”, que se encerra no dia 3 de agosto. A programação completa está disponível no site da Choque Cultural.

Abertura

Dia 30 de julho, às 15h

Samuel Casal – Xilogravura

Em uma instalação performática, o artista gaúcho monta um ambiente de oficina de xilogravura, com obras penduradas em varais e matrizes à vista do público. Casal imprime algumas gravuras durante a abertura, mostrando um pouco da sua técnica ao vivo.

Atrações especias

Sala de estudos do artista Speto

Durante os sábados, o artista apresenta trabalhos experimentais e estudos em que mistura diversas técnicas e suportes, como monotipias, silkscreen, xilografia, estêncil, impressão digital, linóleo impressos sobre papel, metal e intervenções na parede.

Exposição – Sala-oratório do artista Stephan Doitschinoff

Mostra de gravuras formada por múltiplos em formatos de cruzes e oratórios.

Dia 7

Workshop – 6emeia: Gravura no Asfalto

Às 15h

A dupla de artistas conhecida pelas intervenções que fazem nas bocas de lobo
com personagens engraçados, desenvolveu um trabalho de gravação
feita no asfalto, onde escavam desenhos e tiram copias em papel e tecido. No workshop eles mostram ao vivo essa técnica.

Dia 14

Workshop – Speto: Gravura Aplicada na Pintura

Às 15h

O artista Speto explica como tem utilizado técnicas de gravação ao longo da sua carreira. Na última SP-Arte, o artista mostrou uma grande tela onde havia utilizado as técnicas da xilogravura e do stencil.

Dia 21

Workshop – Mariana Martins: Timbres e Lacres

Às 15h

A artista mostra a técnica dos lacres timbrados, usada antigamente como seladora de cartas e documentos importantes. Em seu trabalho, Mariana aplica a técnica de modo inovador.

Dia 4 de agosto

Workshop – Carola Trimano: Olhares Impressos

Às 15h

A artista ensina técnicas de gravação de um modo bastante original, misturando conhecimentos tradicionais com materiais do cotidiano, como a maneira negra, técnica clássica usada na gravura em metal. E a atividade apresenta outros exemplos.

Por Redação