Mestre da gravura brasileira ganha exposição na Galeria Estação

"Samico - Xilogravuras" apresenta 16 obras do artista pernambucano

Por: Redação

Habitado por composições que remontam reinados antigos e figuras da cultura popular, o universo artístico de Gilvan Samico poderá ser conferido na Galeria Estação, a partir de 27 de junho. Nesta data, o espaço inaugura a mostra “Samico – Xilogravuras”, que traz uma série de trabalhos do renomado artista pernambucano, com entrada Catraca Livre.

A exposição reúne 16 obras, realizadas de 1992 a 2011 em seu ateliê na cidade de Olinda, além de duas matrizes entintadas que revelam o apurado processo de produção do gravurista.

Integrante do Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, Samico destaca-se no panorama da gravura nacional por ser um dos poucos artistas que desenha, grava e imprime manualmente suas obras.

Na exposição, gravuras construídas com extremo rigor técnico (o artista dedica-se em média a produção de duas xilogravuras por ano), peças únicas que exploram o universo bíblico, as tradicionais lendas nordestinas, bem como animais fantásticos e seres místicos.

“Samico – Xilogravuras” fica em cartaz até o dia 31 de agosto.

1
07:11
5 filmes gratuitos para expandir a consciência
Hoje iremos indicar filmes que vão te ajudar a expandir a consciência, ou seja, vão ampliar suas percepções sobre si …
2
14:48
Os principais momentos do debate sobre ‘violência obstétrica’
O Ministério da Saúde aboliu o uso do termo “violência obstétrica” alegando que tal afirmação é inadequada por que “tanto …
3
04:36
Vamos falar sobre Educação sexual?
É importante falar sobre métodos de prevenção antes de iniciar a vida sexual? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
4
03:14
Datafolha: brasileiros não lembram de medidas positivas de Bolsonaro
Um levantamento realizado pelo Datafolha e divulgado pela Folha de S. Paulo mostra que 4 em cada 10 brasileiros não …
5
06:11
As melhores dicas sobre corrimento feminino
Quais os sintomas da Candidíase? Como tratar e saber diferenciar de outros tipos de corrimentos? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e …
6
01:38
A importância da vacina do HPV
Por que tomar a vacina contra o HPV é tão importante? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da ANVISA, fala …