Conheça o Canto do Batuqueiro, roda comandada por Marcelinho Moreira
Em parceria com o Samba em Rede, o Underground Samba Lapa acompanhou Beto do Reco em uma visita ao Canto do Batuqueiro, uma roda de samba mensal do Renascença Clube. O projeto, comandado por Marcelinho Moreira, traz um repertório que vai de Cartola a Zeca Pagodinho, além de composições próprias.
A proposta da roda é reunir amigos que cantam por nada mais do que pelo prazer em tocar sambas, brincar e confraternizar. Sem ensaios, o encontro surge do convite do clube em tornar frequente os pagodes promovidos por Marcelinho em seu aniversário.
“É a forma antiga como gente aprendeu. A gente chega e canta sem vaidade, ninguém é mais que ninguém. A música tem que ser pensada assim. Nós somos elos de uma corrente, não existe esse negócio de novo e velho, vamos trocando de posição”, descreve Marcio Vanderlei, um dos integrantes da roda.
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Santo André celebra arte feminina com projeto Mulheres Em Cantadas
- Festival Malungo faz homenagem à cultura negra com shows online
- Paulão Sete Cordas e a roda Gloriosa se apresentam na Feira da Glória
Para Alessandro Cardozo, que integra o projeto, Moacyr Luz foi o percursor dos encontros mensais no clube e abriu portas ao dar início ao Samba do Trabalhador. Segundo ele, o Canto do Batuqueiro surge como complemento e continuidade ao movimento do samba no Renascença.
Apadrinhado por Arlindo Cruz e Maria Rita, o evento pilotado por Marcelinho Moreira continua reunindo amigos que, em suas palavras, consideram-se uma ‘família musical’.
Confira: