11 sinais de que você tem alergia à sua casa

Vários cantinhos e objetos da casa escondem ácaros que despertam alergias

Por: Redação
Poeira e ácaros se juntam em locais que você nem imagina
Poeira e ácaros se juntam em locais que você nem imagina

A sua casa é o último lugar em que você quer ter ataques alérgicos, certo? Mas se você normalmente fica com olhos inchados e nariz escorrendo quando está nela, é melhor prestar atenção: pode ser que ela esteja causando reações no seu organismo.

Pó e ácaros são os primeiros fatores a causar alergias, além de mofo e bolor. Porém, todos eles podem estar aparecendo em cantos esquecidos ou não visíveis no lugar onde você mora. E talvez você tenha alergia a objetos que nem imagina. O site Bustle reuniu médicos e especialistas para te ajudar a identificar o problema e resolvê-lo:

Você sempre acorda com olhos inchados

Se esse é o seu caso, é provável que a sua roupa de cama seja a culpada. Você tem travesseiro ou edredom com enchimento de plumas? Se sim, você pode considerar trocá-los, já que penas podem ser o que te deixam com olhos inchados. Ácaros também podem causar o problema, então, é recomendado lavar os lençóis em água quente uma vez por semana.

Você começa a espirrar quando liga o ventilador

Na próxima vez que ligar o ventilador, repare na sua reação. Se vierem os espirros, pode ser efeito de poeira acumulada nas pás do ventilador, que agora está se espalhando pelo quarto. Passe aspirador de pó no cômodo e limpe o ventilador com um paninho úmido com maior frequência.

O ar condicionado piora os seus sintomas

Sujeira e poeira se acumulam nas passagens de ar quando você liga o ar condicionado. Por isso, substitua o filtro dele regularmente.

Produtos de limpeza podem fazer mal
Produtos de limpeza podem irritar as vias respiratórias de humanos e animais

Você se sente doente após fazer a faxina

Alguns produtos de limpeza podem liberar uma espécie de fumaça que irrita as vias respiratórias. “Quando você está limpando em lugar fechado, você sempre deve ter uma boa ventilação”, explica Pramod S. Kellar, da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia. “Sempre abra a janela ou ligue um exaustor”.

A umidade está te fazendo mal

Se o seu apartamento é quente e cheio de coisas, é provável que ele reúna umidade, o melhor amigo do mofo. Ah, e ácaros também se reproduzem nesse tipo de ambiente. O ideal é manter a umidade abaixo dos 40% – mas se você não tiver como medir isso, se previna limpando a casa e investindo em alternativas para mantê-la mais fria.

Você fica com o nariz irritado quando senta-se no chão

Mais uma vez, os ácaros podem ser os culpados. Evite carpetes, especialmente no quarto. Um chão liso reduz as partículas de pó e ácaros que se acumulam em tapetes e carpetes.

O inverno não té dá trégua

A primavera e o verão úmido já passaram e o seu nariz continua escorrendo? Talvez seja o mofo, que adora umidade. Ele aparece em banheiros e atrás da geladeira, então mantenha a vigilância nesses lugares. Também conserte vazamentos no encanamento e limpe sempre o banheiro, para evitar que o problema se espalhe.

Você não suporta bagunça

Pilhas de tralha são ótimas para acumular pó. Livre-se de coisas velhas que você não usa mais: isso ajuda a evitar ataques alérgicos e, de quebra, a organização deixa a sua casa mais bonita. Menos é mais, não é?

Até o fogão pode te fazer mal
Ácaros são os inimigos ocultos

Você se sente mal quando cozinha

O hobby de tantas pessoas pode se tornar em um pesadelo alérgico. Isso porque a combustão pode produzir dióxido de nitrogênio e outros poluentes que quando não são ventilados para fora de casa, te fazem mal. Cozinhe de janela aberta!

Você se sente mal quando pinta as paredes

Foi renovar a casa pintando a parede e sentiu a alergia atacar? Pois a tinta produz vapores cujo cheiro podem fazer mal mesmo. Prefira produtos que tenham menor concentração de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis).

Você não consegue deixar a janela aberta

Embora algumas dicas da lista peçam ventilação na sua casa, em alguns casos, vidro aberto é uma recepção para pólen e poeira. Mas além disso, as próprias cortinas juntam pó, então lave-as com frequência para evitar problemas.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …