Especialistas respondem se exercício para aumentar pênis funciona

Aumentar o tamanho do órgão sexual é algo que muitos homens gostariam de fazer ou pelo menos têm curiosidade. Por isso vemos tantas propagandas de métodos e exercícios que prometem ajudar a atingir um ‘tamanho de pênis ideal’.

Mas será que é possível determinar isso? E mais: Esses métodos realmente funcionam?

Após a idade adulta nenhum exercício é capaz de aumentar o pênis
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Após a idade adulta nenhum exercício é capaz de aumentar o pênis

“Após a idade adulta, nenhum estudo sério publicado em um periódico indexado (revistas médicas de valor científico comprovado) demonstrou que qualquer exercício direcionado ao pênis conseguiu gerar crescimento de comprimento ou diâmetro” explica o urologista Valter Javaroni em matéria do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

O médico explica que, o que existe são terapias para uso em situações patológicas como em casos de fibrose peniana decorrente da Doença de Peyronie ou no pós-operatório de pacientes que passaram por cirurgias pélvicas para tratamento do câncer da próstata.

Nesses casos “o uso da bomba de vácuo ou de extensores penianos demonstrou alguma capacidade de evitar a atrofia e perda de comprimento. Ou seja, não aumentam o tamanho, apenas evitam a impressão de encurtamento comum a essas situações específicas. Para esses casos, todas as técnicas necessitam de treinamento e orientação médica”, esclarece Javaroni.

O tamanho do pênis está ligado a fatores genéticos e a fatores hormonais durante algumas etapas da vida. Segundo o especialista, até o final da puberdade existe a possibilidade de estimular o crescimento do órgão através de terapias hormonais, que só podem ser prescritas por médicos especializados, garantindo a eficácia e segurança do paciente.

“No adulto com micropênis (membros realmente pequenos e abaixo da média populacional), técnicas cirúrgicas como a plástica da inserção bolsa escrotal, secção do ligamento suspensor, lipoaspiração da gordura pré-púbica e lipoenxertia, quando realizadas adequadamente, geram efeito bastante satisfatório desde que bem indicadas e em acordo com expectativas reais” frisa o especialista que explica que o tamanho médio do pênis para os brasileiros  é entre 13,5 a 15 cm em ereção.

Urologista adverte para riscos de técnicas e movimentos indevidos que podem causar problemas

“Jamais dobre abruptamente o pênis em ereção! Podem ocorrer microtraumas que em alguns homens iniciam um processo de fibrose que determina curvaturas progressivas no pênis. Esta é a base do aparecimento da Doença de Peyronie que atinge 5% dos homens com mais de 40 anos de idade”.

Preocupações podem ser infundadas, por isso é importante consultar um médico
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Preocupações podem ser infundadas, por isso é importante consultar um médico

Por que o tamanho do pênis preocupa tanto?

Segundo o médico o diagnóstico pode ajudar na forma de pensar do paciente ou direcionamento para tratamentos que nada tem a ver com o corpo, mas sim com a mente.

“No consultório, a grande maioria dos homens que se queixa de membros pequenos, está na média ou acima dela (ou seja, o pênis tem tamanho absolutamente normal) e constroem uma sensação muito ruim de inferioridade que em alguns casos pode prejudicar bastante a satisfação sexual. Existem os que desejam apenas a impressão de um pênis maior (mesmo que no estado flácido), pois se sentem mal quando se despe na companhia de outros homens, na chamada ‘síndrome do vestiário’. Alguns casos denominados de dismorfofobia necessitam de tratamento psicoterápico duradouro para reinserir o paciente na vida sexual plena novamente”, afirma Javaroni.

Logo, na dúvida sobre o tamanho ou circunferência do órgão genital, o paciente deve sempre procurar um urologista. Propagandas milagrosas ou de clínicas que não contam com especialistas podem ser perigosas e decepcionantes, além de caras.