15 coisas para você cuidar da sua saúde mental neste mês

Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto da saúde do corpo

Por mais que o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, dure 30 dias, isso não significa que você precisa se esquecer de cuidar da sua saúde mental no resto do ano. A ideia é que se adote hábitos que sejam um carinho diário nesse sentido e que te ajudem a se sentir cada vez melhor e mais consciente do que você pensa.

Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto da saúde do corpo, porque os dois estão intimamente ligados: se você não está emocionalmente bem, o seu corpo vai mostrar sinais disso, e vice-versa. Por isso leve o que você sente a sério e cuide de si mesma com gentileza – além de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

É assim que começamos um diálogo saudável sobre as doenças mentais, como a ansiedade e a depressão. Cuidando de si em todos os aspectos e abrindo espaço para falar das nossas dificuldades sem ver um tabu em cada uma delas.

Tenha em mãos essas dicas para te ajudar a cuidar da sua saúde mental este mês:

1.Se permita sentir em vez de reprimir o que sente

Se você está com raiva, se deixe sentir a raiva, a tristeza. Não reprima o que você sente – isso só alimenta ainda mais essa sensação. Olhe de frente para ela e saiba que é ok sentir o que você está sentindo. Isso ajuda esse sentimento ruim dissolver mais rápido e diminui a sua culpa por sentir isso.

2.Tire o ‘deveria’ do seu vocabulário

Uma das piores coisas que você pode fazer é dizer ‘deveria’ ter feito ou falado alguma coisa que não fez ou falou. Ou que as coisas ‘deveriam’ ter acontecido de um jeito diferente. Tire o ‘deveria’ do seu vocabulário e trabalhe apenas com os fatos. Não perca tempo imaginando como as coisas seriam se você tivesse agido diferente, isso só gera uma frustração desnecessária que te desmotiva e desincentiva.

3.Comece um diário

View this post on Instagram

Logging gratitude is a great reminder of how fortunate we are. The little things we take for granted are the things I truly feel so thankful for! This very moment I couldn't be more grateful for the fuzzy socks and hoodie I'm wearing. My house is FREEZING! #gratitude #grateful #thankful #write #writing #writeitdown #rememberit #loveit #journal #journaling #plan #planner #plannercommunity #bujo #bulletjournal #whyibujo #pentopaper #sakura #midori #organized #organization #simple #clean #minimal #plannerinspiration #bujoinspire

A post shared by Nicole (@written.intentions) on

Escrever é um exercício muito catártico. Você coloca no papel o que está na sua mente e se sente melhor depois, mais leve. Fora que os problemas nunca parecem tão grandes assim quando você os coloca no papel. Crie o hábito de escrever um pouco todos os dias sobre o que você sentiu e como você está, ou de colocar no papel (seja físico ou digital) o que está na sua mente em momentos de ansiedade ou raiva.

4.Faça a sua cama todos os dias

Uma maneira prática e fácil de começar o dia com um senso de realização é tirar alguns minutos para fazer a sua cama assim que você acordar. É uma ação pequena, mas que gera um bem-estar imediato, e você já se sente mais motivada para continuar com o seu dia.

5.Adote um hobby que te faça sentir bem

Continue lendo aqui: 15 coisas para você cuidar da sua saúde mental neste mês

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Superela

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.