1º caso de coronavírus no Brasil foi registrado em janeiro, diz governo
De acordo com Ministério d Saúde, vírus já estava em circulação no país antes de o primeiro caso ter sido anunciado, no final de fevereiro
O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira, 2, que o primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) registrado no Brasil foi verificado em janeiro –e não em fevereiro, como se pensava anteriormente.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson de Oliveira, uma “investigação retrospectiva” descobriu que o primeiro caso ocorreu no dia 23 de janeiro, na “semana epidemiológica 4”.
Até então, o primeiro caso confirmado era o do final de fevereiro –um morador de São Paulo, de 61 anos, que havia retornado da Itália.
- Verão no Brasil sem gastar muito: 5 destinos deslumbrantes e econômicos para fazer em janeiro ou fevereiro
- Ativistas comentam caso dos transplantes no Rio de Janeiro: “Inadmissível; o impacto desse incidente é significativo!”
- 5 lugares perfeitos para viajar no brasil em janeiro sem gastar uma fortuna
- MPox, Coqueluche e dengue: como evitar essas doenças no Brasil
O ministério não deu detalhes do “novo primeiro caso”, mas disse que ele mostra que o vírus já estava em circulação no país antes do anúncio de fevereiro.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
“Esse caso agora está sendo mais investigado, mas o resultado laboratorial é PCR, não tenho dúvidas de que é um caso confirmado”, disse.
De acordo com o secretário, a investigação retroativa também foi feita com o vírus da zika. “Inicialmente achávamos que os primeiros casos eram de abril de 2015; um ano depois, com investigação retrospectiva, identificamos que havia casos em banco de sangue na região amazônica desde abril de 2014.”
Dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde apontam que o Brasil registra 7.910 casos confirmados de coronavírus e 299 mortes. Somente nas últimas 24 horas foram 1.074 novas confirmações.
As mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (3), Pará (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (3), Ceará (20), Maranhão (1), Paraíba (1), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio Grande do Norte (2), Sergipe (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (41), São Paulo (188), Distrito Federal (4), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Paraná (4), Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina (2). Todas as regiões brasileiras têm casos de mortes confirmadas por coronavírus.
Casos de síndrome respiratória
O Ministério da Saúde informou que está fazendo uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Nesse processo, foi encontrado um caso de janeiro.
Desde o começo do ano, houve 23.999 hospitalizações por SRAG. Delas, houve confirmação de covid-19 em 1.587, ou 6,6% do total. Fora o caso de janeiro, todos os demais são a partir da oitava semana, ou seja, já no fim de fevereiro.