2 truques comprovados pela ciência para manter sua dieta em 2024
Inicie sua dieta de forma eficaz com esses truques cientificamente comprovados
Com o início do ano novo, muitas pessoas iniciam uma nova dieta na tentativa de perder peso. Conforme retornam ao trabalho e se recuperam da onda de festividades, muitos estão procurando maneiras de eliminar alguns quilos.
Apesar da motivação inicial, pode ser difícil se comprometer com um novo estilo de vida ao longo do ano. Ainda mais com as tentações de refeições gordurosas, feriados festivos se aproximando, como o Carnaval, e outros hábitos antigos sempre à vista.
Felizmente, pesquisadores descobriram três truques cientificamente comprovados que podem te ajudar neste ano. Veja a seguir!
- Saldão da Netshoes: compre tênis Adidas, Asics, Puma e Mizuno com até 45% OFF + cupom da Catraca
- 5 curiosidades sobre cruzeiros que nunca te contaram na vida
- Saldão de Natal: iPhone 16 Pro Max está com descontão + cupom de R$250 OFF
- 6 escolhas à mesa que ajudam a manter o cérebro saudável, segundo Harvard
1º – Pense no curto prazo
É melhor pensar nos problemas de curto prazo dos lanches não saudáveis do que nos problemas de longo prazo, se você está tentando evitá-los.
Por exemplo, se você gosta de refrigerante, mas deseja reduzir o consumo, é mais provável que resista se focar em problemas imediatos, como inchaço, refluxo e gases, em vez dos efeitos a longo prazo.
Um estudo separado, publicado no Journal of Consumer Research, analisou sete experimentos com mais de 4.000 pessoas para ver como as pessoas pesavam as consequências antes de tomar decisões.
Na pesquisa, os voluntários acabaram informados sobre as consequências imediatas de consumir uma bebida energética, como palpitações cardíacas e ansiedade.
Após o anúncio do que aconteceria com o corpo a curto prazo, apenas 46% dos participantes do estudo não mudaram de ideia e ainda optaram por tomar o energético.
Para efeito de comparação, 62% não desistiram de consumir a bebida após assistirem aos efeitos a longo prazo, que incluem diabetes e obesidade.
Segundo especialistas, motivar as pessoas a focarem nos benefícios imediatos de hábitos saudáveis ajuda a mantê-las no caminho certo.
“Recompensas imediatas são indicadores mais fortes da persistência da atividade do que recompensas atrasadas”, explicou a Dra. Kaitlin Woolley, da Universidade de Cornell, ao The Conversation.
2º – Pense em recompensas diárias
Manter uma dieta também pode ser facilitado ao planejar recompensas para resistir à tentação. Pesquisas mostram que pequenas recompensas regulares são melhores do que recompensas grandes para encorajar o compromisso a longo prazo.
Assim, você pode estipular que poderá assistir 30 minutos de streaming todos os dias em que você se exercita, ou que pode comer um pedacinho de chocolate antes do treino.
“Mas há uma diferença: recompensar-se muito cedo pode sair pela culatra. (…) Em outras palavras, fazer um esforço inicial sem ser recompensado, seguido de pequenas vantagens contínuas, é a maneira mais eficaz de estruturar recompensas”, sugeriu a Dra. Woolley.
O seu artigo, publicado no Journal of Consumer Research, analisou uma série de estudos sobre recompensas a curto e longo prazo. Ela acrescenta que estabelecer recompensas imediatas para a escolha do exercício – por exemplo, escolhendo o exercício mais prazeroso em vez do mais útil – aumenta a persistência.
Ao encarar uma nova dieta ou estilo de vida mais saudável, vale lembrar desses três truques cientificamente comprovados para ajudar a tornar o processo mais gerenciável.
Pense na diversão, olhe para os benefícios de curto prazo e estabeleça recompensas para manter a motivação e resistir às tentações.