CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

4 frases que você não deve dizer a alguém com crise de ansiedade

Empatia é a chave para uma abordagem que de fato possa ajudar quem está sofrendo com o transtorno

Por: Redação

Mesmo com a melhor das intenções, muitas pessoas acabam se atrapalhando ao tentar abordar e ajudar alguém que sofre de ansiedade ou esteja enfrentando uma crise de ansiedade. Por falta de informações, acabam dizendo coisas que não só não ajudam o ansioso, como também, muitas vezes, acabam piorando a situação.

O Brasil, apesar de ser o líder no ranking de países com o maior número de pessoas ansiosas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda trata a doença como um tabu. Por aqui, são 18,6 milhões de pessoas que possuem algum distúrbio de ansiedade, que pode variar de grau e manifestação.

Há desde as pessoas que sofrem nervosismo, medo e apreensão em situações do dia a dia – como em uma apresentação em público – até pessoas que experimentam a reação de forma mais frequente, intensa e descontrolada, o que pode ser classificado como crise de ansiedade. É quando o medo e preocupações se manifestam em sintomas físicos, como tremores, sudorese, aceleração cardíaca e respiração irregular.

Esse quadro tem o potencial de evoluir para um ataque de pânico, depressão ou problemas de abuso de drogas. Por isso, é preciso ajuda psicológica.

frases que você deve evitar ao abordar alguém com crise de ansiedade
Crédito: Tero Vesalainen/istockSaiba que frases evitar ao abordar alguém com crise de ansiedade

Consultamos a psicóloga clínica Karine Santos, do Flows Psicologia, para entender quais os tipos de abordagem devem ser evitados ao tentar ajudar uma pessoa ansiosa.

Frases que você não deve dizer a uma pessoa com crise de ansiedade:

“Vai passar”

Na ânsia de solucionarmos o “problema” que o ansioso nos traz, dizemos pra ele que vai passar, mas mesmo o ansioso tendo enfrentado diversas situações similares, ele acredita que aquela situação e sentimento perdurarão mais do que de fato irá durar.

“Não faça drama” ou “Não é para tanto”

Minimizar o que o ansioso está sentindo não ajudará ele no momento em que está aflito. Ele definitivamente não está fazendo drama, ele está sofrendo e pensando o pior desfecho para a situação.

“Fique calmo”

Além de você não compreender o que o ansioso está tentando comunicar, pedir para ficar calmo o deixa mais nervoso, além disso, a pessoa já tem uma dificuldade para se acalmar.

“Isso não é grave, você está com saúde”

A ansiedade elevada causa prejuízos em diversos âmbitos, além do Brasil ser o país com mais ansiosos do mundo segundo dados da OMS.

Ansiedade é algo que precisa de atenção

Por outro lado, a psicóloga Karine Santos destaca que a abordagem a alguém ansioso exige empatia. “Utilize da escuta empática, se coloque no lugar da pessoa e acolha o que ela está sentindo”, sugere.  “Diga que você está ali e que ela pode contar com você.”

Também é recomendável que, em um momento mais apropriado, após a crise passar, a pessoa seja aconselhada a buscar uma ajuda especializada.

Se você conhece alguém que esteja passando por um momento mais delicado e ansioso neste período de pandemia, mas não pode pagar por terapia no momento, indique alguma iniciativa de acolhimento online. Existem inúmeras. Veja aqui algumas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.