4 propriedades que fazem da lavanda uma super erva que todo mundo deveria ter em casa

A lavanda é muito mais do que apenas uma planta aromática, possui propriedades terapêuticas que trazem bem-estar e relaxamento

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
17/10/2024 06:31 / Atualizado em 29/10/2024 23:09

A lavanda (Lavandula angustifolia) é uma das ervas mais populares no mundo, não apenas por seu aroma agradável, mas também por suas propriedades terapêuticas.

Seja em forma de óleo essencial, chá ou até mesmo cultivada em casa, a lavanda oferece uma série de benefícios que a tornam uma verdadeira “super erva”. 

Benefícios da lavanda

Efeito relaxante 

O aroma da lavanda pode acalmar o sistema nervoso. É por isso que a planta é frequentemente usada em aromaterapia. Flores de lavanda ou óleos essenciais naturais podem, portanto, ser usados ​​para fazer uma pausa no estresse e neutralizar a inquietação ou mesmo a ansiedade.

Melhora do humor

Estudos mostram que o uso de óleo essencial de lavanda pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e ajudar a melhorar o humor.

A lavanda é muito mais do que apenas uma planta aromática
A lavanda é muito mais do que apenas uma planta aromática - janiecbros/istock

Melhora a qualidade do sono

Se você sofre de insônia ou tem dificuldade para dormir, a lavanda pode ser uma aliada poderosa. Suas propriedades sedativas leves ajudam a melhorar a qualidade do sono, facilitando o adormecer e prolongando o sono profundo. 

Colocar algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou um pequeno saco de flores secas de lavanda pode funcionar bem. 

Propriedades antissépticas e cicatrizantes

Outra razão para ter essa planta sempre à mão é sua ação antisséptica e cicatrizante, com excelente efeito regenerador celular. O óleo essencial de lavanda ajudar no alívio de picada de insetos e para auxiliar nos tratamentos de recuperação pós queimadura.

Uso recomendado: Dilua algumas gotas de óleo essencial em um óleo carreador, como o óleo de coco ou amêndoas, e aplique sobre a pele lesionada.