5 alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial

A hipertensão arterial é uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames

pressão alta
Créditos: bymuratdeniz/istock

Quando o assunto é controle da pressão arterial alta, a escolha certa de alimentos é fundamental.

A doença é geralmente assintomática, podendo evoluir silenciosamente causando lesões em órgãos importantes como o coração, rins, cérebro, retina e vasos sanguíneos.

Quase todo mundo sabe que o consumo excessivo de sal está no topo da lista de inimigos da pressão alta. Isso porque o sódio nele presente pode levar à retenção de água, aumento do volume sanguíneo e contração dos vasos, resultando em elevação da pressão arterial e maior risco de doenças cardiovasculares.

Mas quais alimentos têm o papel contrário?

De maneira geral, o consumo de frutas, legumes e verduras é indicado para hipertensos, pois esses alimentos fornecem fibras, vitaminas e minerais importantes.

Alimentos e pressão alta: estudo com cereais

Em um estudo de 2012, os pesquisadores acompanharam 13.368 médicos do sexo masculino, com idade média de 52 anos, durante 16 anos.

Os resultados mostraram que quem comia cereais com mais frequência durante a semana tinha menor incidência de hipertensão.

Como parte deste estudo, os cereais integrais foram classificados como aqueles que continham pelo menos 25% de aveia ou farelo.

Aveia ajuda a controlar a pressão alta
Créditos: iSTock
Aveia ajuda a controlar a pressão alta

A aveia contém minerais como potássio e magnésio, que desempenham papéis importantes na regulação da pressão arterial. O potássio, em particular, contrabalança os efeitos do sódio.

Além disso, a aveia é rica em fibras solúveis, especialmente beta-glucanos, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim). Isso é benéfico para a saúde cardiovascular e pode contribuir para o controle da pressão arterial.

Os exemplos de bons cerais para hipertensos incluem:

  • Flocos ou farelo de aveia
  • Cereais matinais
  • (mistura de flocos de aveia, grãos de trigo, arroz, cevada, centeio e trigo sarraceno)
  • Granola sem adição de açúcar
  • Flocos de milho

Alimentos e pressão alta: estudo com iogurte

Outro estudo de 2018 acompanhou três grupos de adultos durante 30 anos.

Aqueles que tomaram iogurte cinco ou mais vezes por semana tiveram uma redução de até 19% no desenvolvimento de hipertensão.

Na verdade, os pesquisadores descobriram que consumir outros produtos lácteos (como leite e queijo) estava associado a um menor risco de hipertensão.

O estudo destacou que o iogurte é uma forma de laticínio com altas concentrações de caseína e proteínas de soro de leite, bem como cálcio, magnésio e potássio. Todos esses compostos têm sido associados a efeitos de redução da pressão arterial em estudos com animais e alguns estudos observacionais e experimentais em humanos.