5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto
Sim, a alimentação é uma aliada poderosa! Descubra opções que fazem a diferença no combate ao colesterol alto
Cuidar do colesterol não é apenas uma dica médica, é um gesto de carinho com o seu coração. Quando os níveis estão desregulados, aumentam as chances de surpresas indesejadas, como infartos e AVCs
Mas calma, a boa notícia vem direto da cozinha: o que você coloca no prato pode ser um poderoso aliado para equilibrar o colesterol alto e turbinar a saúde cardiovascular.
Sim, a alimentação é uma aliada poderosa! Escolhas inteligentes ajudam a reduzir o temido LDL (o tal “colesterol ruim”) e a elevar o HDL (o “bom da história”), mantendo as artérias livres e o coração em festa.
- Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados
- Itaú Unibanco abre vagas em programa de formação para PcD’s
- ‘A inclusão começa na matrícula’: o que escolas e professores precisam saber sobre o autismo
- Usar Ozempic pode não ser tão fácil em breve; entenda nova proposta da Anvisa
Alimentos que fazem a diferença no combate ao colesterol alto:
🌾 Aveia e os cereais do bem
A aveia é praticamente uma heroína disfarçada de cereal. Rica em beta-glucana — uma fibra que age como uma esponja no intestino — ela captura o colesterol e impede sua absorção. E ela não está sozinha: cevada, quinoa e arroz integral também entram nesse time do coração saudável.
🍏 Frutas com fibra e função
Maçã, pera, laranja, abacate, frutas vermelhas… além de saborosas, essas frutas carregam fibras solúveis e antioxidantes que ajudam a frear a inflamação e baixar o colesterol alto.
Destaque para o abacate: Apesar das calorias, ele é um tesouro de gorduras boas — aquelas que elevam o HDL e mandam o LDL embora.
🐟 Peixes do bem
Salmão, sardinha, atum e cavala são ricos em ômega-3, uma gordura que protege as artérias como um escudo, reduzindo triglicerídeos e impedindo o acúmulo de placas de gordura. Uma escolha que traz sabor e saúde ao mesmo tempo.
🥜 Oleaginosas: pequenas, mas poderosas
Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs são cheias de gordura boa, fibras e antioxidantes. Um punhado diário (cerca de 30g) já é suficiente para dar aquele up na saúde do coração.
⚠️ Mas vai com calma: apesar dos benefícios, essas delícias são calóricas, então, moderação é chave.
🌱 Leguminosas para equilibrar tudo
Feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha são ótimos substitutos para as proteínas animais em algumas refeições. Ricas em fibras e proteínas vegetais, elas ajudam a diminuir a absorção de colesterol no intestino. Versáteis e nutritivas!
🌿Azeite extravirgem: o ouro líquido da dieta mediterrânea
Além de saboroso, o azeite de oliva extravirgem é fonte de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes que protegem as artérias e melhoram o perfil lipídico. Use com moderação, mas sem medo de ser feliz.
Outras dicas de Saúde na Catraca Livre
Ao contrário do que se imagina, uma dieta sem nada de origem animal pode ser barata. Comumente associado a um estilo devida caro, por conta dos produtos especiais no cardápio, o veganismo pode, sim, ser uma opção acessível.
Grãos integrais, hortaliças e frutas frescas, além de possuírem todos os nutrientes para o funcionamento do corpo, são apenas algumas alternativas saudáveis, sustentáveis e econômicas. Por isso, saiba como seguir uma dieta vegana barata e acessível.