Últimas notícias:

Loading...

5 apps gratuitos para você fazer atividade física sem gastar nada

Por: Luciana Reis
Aplicativos gratuitos orientam a prática de atividades físicas

A prática regular de uma atividade física, atrelada a uma alimentação saudável e boas noites de sono, são os pilares para ter mais qualidade de vida. A atividade física traz inúmeros benefícios à saúde, tais como melhor desempenho cardiovascular, respiratório, aumento da resistência física e ainda previne contra doenças crônicas.

Porém uma pesquisa do Ministério do Esporte revela que 45,9% dos brasileiros entre 15 e 74 anos são sedentários, ou seja,  praticamente metade da população brasileira. A grande maioria 62,9% diz que não tem tempo para praticar atividade física, cerca de 12% diz que não gosta de fazer exercícios e 5,5% comenta que não tem condições financeiras.

Para quem não tem muito tempo livre, dinheiro e disponibilidade para ir à academia, os aplicativos gratuitos são uma ótima opção. Com eles você estabelece um objetivo, pode treinar em qualquer lugar: em casa, no parque ou até mesmo no quarto do hotel, quando estiver viajando e investir na sua qualidade de vida. Confira esta seleção de 5 aplicativos:

1) Mova Mais

Esse aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, vai te motivar ainda mais a fazer atividade física. Sabe por quê? Ele converte seus exercícios físicos em milhas de viagem da Multiplus.

Como funciona: Basta conectar a conta Mova Mais a um dos aplicativos de atividades físicas como RunKepper, Map My Run e Strava e sempre registrar a atividade física realizada.

A cada 10 pontos Mova Mais você ganha 1 ponto Multiplus que é creditado em até 15 dias úteis. As milhas acumuladas podem ser convertidas em passagens aéreas, hospedagens, eletrodomésticos e muito mais.

2) BTFIT

O aplicativo disponível gratuitamente para iOS e Android conta com mais de 400 aulas, o que o torna o aplicativo com o maior acervo de aulas fitness do mundo. São oferecidas aulas de Yoga, Ballet Fitness, 20 Minute Workout, Abdominal, Dança e Mat Pilates.

O aluno pode checar sua evolução em “Meu Perfil” que traz informações como tempo de treino, gasto calórico, desempenho nos exercícios,  Índice de Massa Corporal (IMC), a Relação Cintura Quadril (RCQ) e medidas corporais. Os resultados podem ser compartilhados via redes sociais.

3) Freeletics

O Freeletics funciona como um personal trainer digital. Ele oferece treinos personalizados de acordo com o perfil do usuário e seu objetivo: perder de peso, tonificar os músculos, melhorar o desempenho na corrida, ganhar de massa muscular ou apenas manter a saúde.

Disponível para iOS e Android o app tem três versões: Bodyweight, que propõe exercícios funcionais feitos apenas com o peso do próprio corpo, Running que prepara o atleta para corridas e caminhadas e o Gym, que otimiza treinos realizados em academias. Com ele você pode treinar onde estiver. O aplicativo tem a opção gratuita e de coach que cobra um valor mensal.

4) Yoga.com 

O aplicativo baixado por mais de 7 milhões de pessoas é disponibilizado gratuitamente para Android e iOS. Ele conta com 289 poses (asana) e exercícios de respiração (pranayama) mostrados em vídeo HD. Há também imagens musculares em 3D para cada pose. É possível pesquisá-las por níveis (iniciantes, intermediário e avançado), tipo ou objetivo do aluno. O Yoga.com conta com 37 programas pré-instalados, mas permite também a criação de programas personalizados.

5) Jefit Pro

Com a ajuda desse aplicativo, que também funciona como se fosse um personal trainer, você consegue melhorar seu condicionamento físico. Basta criar um perfil, estabelecer seus objetivos e assim você receberá orientações. São centenas de exercícios divididos por partes do corpo. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Compartilhe: