5 dicas simples para aliviar os sintomas da gripe

Por: Silvia Melo Comunicar erro

Nessa época do ano, os casos de gripes e resfriados aumentam muito. Isso porque o vírus sobrevive por mais tempo em temperaturas baixas.

Mesmo considerada inofensiva por boa parte da população, a gripe é coisa séria e deve ser tratada. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem por ano em consequência de complicações causadas pela gripe sazonal no Brasil.

Além de tomar os remédios receitados pelo seu médico, algumas medidas simples podem ser adotadas para combater o vírus da gripe e se recuperar mais rápido. Confira algumas:

1. Beba bastante líquidos

Ao manter-se hidratado, você alivia muitos dos sintomas, tais como a dor de cabeça e a de garganta. Se a gripe vier acompanhada de febre, beber água é ainda mais importante, pois ajuda a baixar a temperatura do corpo e prevenir desidratação.

2.Faça gargarejos com água e sal

Isso vai ajudar a aliviar a dor de garganta, quando for o caso, e a remover o excesso de secreções na mesma.

3.Inclua mais alho na sua dieta

Estudos mostram que esse tempero pode diminuir a frequência das infecções e aliviar os sintomas mais comuns da gripe. Graças a uma substância chamada alicina, o alho é eficaz no combate aos vírus.

4.Coma adequadamente

A alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e nutrientes, é fundamental para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. Quando seu corpo está bem nutrido, as chances dele vencer a luta contra o vírus é maior.

Por mais que a gripe tire o apetite, é necessário fazer um esforço e consumir frutas e vegetais; cereais; proteínas magras, como ovos, frango e peixe; e gorduras saudáveis, como abacate e margarina livre de gordura trans.

5.Descanse

O corpo precisa usar toda a sua energia para combater o vírus da gripe, então, nada de se desgastar fazendo atividades físicas. O ideal é tirar um dia de folga do trabalho, escola ou faculdade para se recuperar mais rápido.

Compartilhe:

Tags: #gripe
1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …