5 hábitos matinais para regular o cortisol e diminuir o estresse
Desde tomar um café da manhã rico em nutrientes até praticar a respiração profunda, aqui estão hábitos matinais que podem regular os níveis de cortisol
O cortisol é um hormônio que desempenha um papel significativo na resposta do corpo ao estresse. Manter um nível adequado de cortisol é importante para o bom funcionamento do corpo.
A forma como você começa o dia costuma ser o melhor indicador de quão bem você administrará o estresse pelo resto do dia. Alguns hábitos simples que não ocuparão muito do seu tempo, podem ter um impacto positivo e duradouro ao longo do dia.
No Instagram, a nutricionista Marina Wright, especialista em regulação do sistema nervoso, deu as seguintes dicas:
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
5 hábitos matinais que podem ajudar na regulação dos níveis de cortisol
Adiar a conferida no celular
Uma das coisas tóxicas que fazemos pela manhã é verificar o celular logo ao acordar. Isso ativa a amígdala no cérebro, desencadeando assim uma resposta ao estresse. Quando reservamos pelo menos meia hora antes de verificar o celular, ajudamos o corpo a evitar estímulos desnecessários e a reduzir os níveis de estresse.
Respiração profunda
Depois de acordar, devemos praticar a respiração profunda. A respiração lenta e relaxada ajuda o sistema nervoso a se sentir calmo e seguro. Isso prepara a mente e o corpo para começar bem o dia, sem estresse ou ansiedade.
Banho de sol da manhã
É muito importante deixar a luz solar natural atingir o corpo e o rosto. Isso fixa o ritmo circadiano do corpo e regula o ciclo sono-vigília. Melhora a qualidade do sono, apoia a função cognitiva e otimiza a liberação de cortisol e melatonina.
Café da manhã rico em nutrientes
Devemos observar o que comemos no café da manhã. É importante priorizar um café da manhã rico em carboidratos ricos em fibras, gorduras e proteínas para fornecer ao corpo uma nutrição adequada.
Café após o café da manhã
Devemos consumir café após o café da manhã – isso ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, equilibrando os níveis de cortisol e sustentando a energia para o corpo.