5 maneiras de aquietar o caos da mente
Reservar um tempo para acalmar sua mente pode te trazer mais clareza e produtividade. Simples atitudes como respirar já ajudam. Veja as dicas
Muitos de nós pensamos demais no futuro, nos preocupamos com coisas que nunca sequer vão acontecer ou ficamos presos a uma mentalidade perfeccionista. Achamos a ideia de relaxar e desligar completamente tentadora, mas no final sempre encontramos uma saída (redes sociais, música, séries, e-mails …). Isso torna difícil relaxar e aquietar a mente sem distração.
Não é segredo para ninguém que a meditação é a ferramenta mais indicada para esse objetivo.
Não é fácil no momento da prática, mas os benefícios da meditação regular são inúmeros. Estudos mostram que a meditação de fato reduz o estresse e a ansiedade e acalma o sistema nervoso.
- USP abre 1,5 mil vagas para ingresso com a nota do Enem
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Sinais de TDAH em crianças: quando a birra é mais do que parece
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
Mas quem não consegue meditar da maneira tradicional, pode tentar outras maneiras. Veja algumas dicas:
Meditação em movimento
Meditar nem sempre precisa ser feito sentado ou deitado em um lugar tranquilo. Algumas pessoas têm mais facilidade em desacelerar a mente quando o corpo está em movimento.
A yoga é uma forma de colocar o cérebro em um estado meditativo, sem travar a batalha interna de ficar parado. A prática é projetada para envolver a mente e o corpo combinando posturas com trabalho respiratório, que é uma ótima maneira de acalmar os pensamentos acelerados e focar a mente no momento presente.
Outra forma de acalmar a mente é caminhando. Uma técnica interessante é contar os passos enquanto caminha. Dando cinco passos ao inspirar e depois cinco passos ao expirar. Ffocar em cada passo será uma forma de meditação.
Passe um tempo na natureza
Seja no parque, na floresta ou na praia. Basta sair e desligar. Sem celular, sem distrações. Tome um momento para olhar tudo ao redor e prestar atenção às árvores, insetos e cheiros.
Tempo sem tela
Ficar longe das distrações do smartphone, do computador e da televisão acalma muito a mente. Também é aconselhável ficar sem a tela à noite ou pelo menos uma hora antes de ir para a cama. O sono fica bem mais tranquilo.
Apenas Respire
O trabalho respiratório pode ser a ferramenta mais acessível para nos acalmar ao longo do dia. Isso pode ser feito no carro, no escritório ou na fila da loja e pode ter um efeito enorme no estado mental. Um jeito de fazer isso de maneira simples é estabelecer uma meta de apenas cinco respirações conscientes e profundas. Isso deve levar menos de 1 minuto. Se cinco respirações forem muito, comece com apenas quatro ou três por vez e vai aumentando.
Técnica Grounding
O grounding é uma técnica de aterramento que ajuda a acalmar os sintomas de ansiedade. Consiste em reconhecer imagens, sons e texturas para se fixar no momento presente. Essa técnica pode ser praticada em qualquer lugar. Ela consiste em primeiramente focar na respiração e depois identificar:
- 5 coisas que você pode ver
- 4 coisas que pode tocar
- 3 coisas que pode ouvir
- 2 coisas que pode cheirar
- 1 coisa que pode sentir o gosto