5 problemas de saúde que se manifestam na boca
Várias dessas manifestações passam despercebidas, mas podem ser um indicativo importante de como anda sua saúde
O fato de a língua e a mucosa oral poderem refletir processos internos de todo o organismo é um conhecimento antigo. Ainda assim, costumamos ignorar quando esses sinais aparecem na boca em forma de manchas, feridas que não cicatrizam, sangramento na gengiva e erupções.
“A falta de atenção a estas reações, a demora na busca por ajuda profissional especializada e o diagnóstico tardio são fatores agravantes dessas doenças”, adverte a dentista Denise Abranches, coordenadora do serviço de odontologia do Hospital São Paulo, em entrevista ao site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre.
Veja abaixo alguns sinais que podem aparecer na boca para indicar a existência de uma doença:
- Apostas ao vivo: como funciona e melhores casas
- HDL baixo: é possível saber quando o colesterol bom está baixo?
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
Sangramento na gengiva
Embora algumas pessoas considerem normal haver “um pouquinho” de sangramento na gengiva, principalmente durante a escovação dos dentes, não há nada de normal nisso. Este sangramento, se acompanhado do inchaço da região, pode ser sinal de gengivite.
Mau hálito
Se tiver um odor agridoce (semelhante ao de uma maçã passada) e não for resolvido com uma bela sequência de escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal, em alguns casos o mau hálito pode estar relacionado a diabetes.
Verrugas no interior da boca
Lesões semelhantes a uma couve-flor, rosadas ou esbranquiçadas, são sintomas de HPV (Papilomavírus Humano), uma doença sexualmente transmissível que pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um câncer de colo de útero, garganta ou ânus.
Ferida que não cicatriza
Embora não seja exatamente comum, um câncer que tenha acometido outra parte do corpo pode chegar a se manifestar na boca. Isso aparecerá na forma de uma ferida ulcerada que cresce na mucosa bucal ou petéquias em palato duro e que até pode ser confundida com outros tipos de lesões, mas o fato de não cicatrizar é uma característica que facilita o diagnóstico.
Aftas
São feridas que duram de uma a duas semanas e podem indicar enfraquecimento do sistema imunológico, estresse, alguma alergia ou alteração hormonal.