5º maior plano de saúde anuncia fim da venda para novos clientes

Cerca de 240 mil clientes passarão a ser atendidos por outra operadora de saúde

Golden Cross anuncia fim da venda de novos planos de saúde
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Golden Cross anuncia fim da venda de novos planos de saúde

A operadora Gonden Cross comunicou que suspenderá temporariamente a comercialização de todos os seus planos de saúde a partir do dia 18 de junho.

A operadora explicou por meio de nota que os produtos passarão por uma reestruturação e que seus 240 mil usuários passarão a ser atendidos na rede credenciada da Amil.

Não se trata de transferência de carteira e nada muda no atendimento aos beneficiários. A Golden Cross continua sendo a responsável pela prestação da assistência aos seus clientes. 

De acordo com o documento, esse modelo está previsto na regulação dos planos de saúde e não altera o vínculo do beneficiário com a Golden Cross.

O acordo está fundamentado na resolução normativa Nº 517 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Posicionamento da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou na sexta-feira que havia recebido pedido de suspensão de venda de planos pela operadora Golden Cross.

Assim, segundo a ANS, a operadora não estaria autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada – 18/06.

Diante dessa situação, a ANS enviou um ofício solicitando esclarecimentos à Golden Cross. 

A Agência reforça, ainda, que as operadoras são obrigadas a oferecer aos beneficiários todos os procedimentos previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, de acordo com o contrato e dentro dos prazos definidos pela ANS.

Suspensões unilaterais

Nos últimos meses, tem aumentado o número de reclamações de usuários de planos de saúde sobre cancelamentos unilaterais, que deixam as pessoas sem acesso à assistência médica privada.

Na semana passada, entidades de defesa do consumidor, pessoas com deficiência, autistas, entre outros grupos, denunciaram no Senado essas suspensões unilaterais de planos de saúde.

De abril de 2023 a janeiro de 2024, foram registradas mais de 5,4 mil reclamações sobre cancelamentos unilaterais de planos de saúde no portal consumidor.gov.br, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).