6 alimentos que não devem ser armazenados na geladeira
Você já se perguntou se o local correto para armazenar certos alimentos é realmente na geladeira? Acabe com as dúvidas!
Se você já se pegou se perguntando “o que isto está fazendo dentro da geladeira?”, saiba que está longe de ser o(a) único(a).
Muitas pessoas moram sozinhas e nunca foram orientadas sobre quais alimentos devem ou não ser refrigerados. Surpreendentemente, os tomates não devem ser guardados na geladeira. E a lista de alimentos usados no cotidiano do brasileiro que não devem ir para a geladeira vai além disso.
Além dos tomates, veja mais cinco itens essenciais que, na verdade, devem ficar armazenados na despensa ou em outro lugar da cozinha.
Alimentos que devem ficar fora da geladeira
- Tomates – Muito embora seja comum encontrar tomates na geladeira, o frio faz com que eles se deteriorem mais rápido e percam seu sabor natural. O indicado é mantê-los na fruteira com a cabeça para baixo.
- Cebolas – As cebolas, assim como os tomates, precisam de ventilação. A umidade da geladeira faz com que estraguem rapidamente.
- Batatas – Devem ser guardadas em um local fresco, arejado e escuro para evitar que o amido se transforme em açúcar, alterando sabor, cor e textura.
- Alho – O alho também precisa de ventilação, pois ele pode perder um pouco do sabor na geladeira e até gerar mofo.
- Pimentas em conserva – Este é outro alimento duradouro que não precisa de refrigeração graças aos ingredientes conservantes, como o vinagre e o azeite.
- Café – A geladeira cria condensação que pode afetar o sabor do café. O ideal é armazená-lo em recipientes hermeticamente fechados na despensa.
Qual a melhor maneira de armazenar cebolas e alho?
Não deixe de guardar as cebolas longe das batatas. Quando guardados juntos, esses dois alimentos tendem a apodrecer mais rapidamente.
O alho, assim como a cebola, também precisa de ventilação. O armazenamento ideal para o alho é em um local fresco, no qual ele dure até dois meses tranquilamente.
Esteja ciente dessas dicas e aja conscientemente ao estocar seus alimentos. Dessa maneira, é possível melhorar a vida útil dos alimentos e, assim, evitar o desperdício.