CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

7 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Por: Redação

A ansiedade afeta tanto as emoções, quanto a saúde. Existem alguns tratamentos e terapias que ajudam a controlar esse problema, mas você sabia que também é possível manter a calma com pequenas mudanças na alimentação? Algumas comidas têm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diminuindo o estresse e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo relaxamento.

O site Minha Vida listou sete alimentos que podem ajudar a combater a ansiedade.

Foto: Reprodução/Getty Images
O chocolate é rico em flavonoides, um antioxidante que favorece a produção de serotonina

Confira alguns deles:

Frutas cítricas: De acordo com estudos, a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade. O consumo de frutas cítricas ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de relaxamento.

Leite, ovos e derivados magros: esses alimentos são fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade e aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Banana: De acordo com um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas, a banana ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Isso por causa do alto teor de triptofano na fruta, o que auxilia a produção de serotonina.

Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia e, de preferência, o chocolate amargo, menos calórico e mais rico em flavonoides.

Veja todos os alimentos e leia a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …