7 coisas para fazer agora para evitar a depressão nos próximos meses

É mais fácil se preparar e prevenir a depressão sazonal do que sair dela depois

15/11/2023 06:57

A depressão sazonal, muitas vezes associada ao inverno, pode afetar o bem-estar emocional de algumas pessoas.

Dias mais curtos e pouca incidência de luz solar deixam as pessoas mais suscetíveis ao transtorno afetivo sazonal (TAS) de inverno.

O resultado é humor deprimido, letargia e sono excessivo.

A depressão sazonal, muitas vezes associada ao inverno, pode afetar o bem-estar emocional de algumas pessoas
A depressão sazonal, muitas vezes associada ao inverno, pode afetar o bem-estar emocional de algumas pessoas - bymuratdeniz/istock

O que é transtorno afetivo sazonal?

Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é um tipo específico de transtorno afetivo que está relacionado a mudanças sazonais no ciclo de luz do dia.

É provavelmente causado pelo desequilibro dos nossos ritmos circadianos pela redução da luz do dia, o que e pode afetar os circuitos cerebrais envolvidos com o humor.

A forma mais comum do TAS é conhecida como depressão sazonal, que ocorre geralmente entre o fim do verão e início do outono os e perdura até o fim do inverno, por conta dos efeitos da natureza.

À medida que o clima muda, a pessoa começa a ficar deprimida, apresentando um ar mais cabisbaixo, uma fadiga ou aquela preguiça.

A temperatura cai, enquanto a angústia aumenta e a pessoa deixa de lado o que gostava de fazer.

Para evitar isso nas próximas estações, é preciso agir agora, apesar dos recordes atuais de calor sufocantes.

O que fazer agora pra evitar a depressão sazonal?

A boa notícia é que você está lidando com um fenômeno previsível. Portanto, já sabendo que ele está a caminho, há maneiras de se preparar agora.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a evitar ou aliviar os sintomas da depressão de inverno:

Exposição à luz solar

A falta de luz solar durante os meses de inverno pode afetar o humor. Então, aproveite agora nos meses de sol mais brilhante para desfrutar dessa luz, com o devido cuidado, é claro.

Tente passar mais tempo ao ar livre durante o dia. Luz natural pode ajudar a regular os padrões de sono e melhorar o humor.

Nos dias nublados de inverno, pode ser interessante apelar para a fototerapia. Um estudo mostrou que a luz fluorescente branca brilhante de amplo espectro (7.000 lux)  pode ser eficaz para tratar pacientes com depressão bipolar.

Basta ficar sentado perto dessa luz de 20 a 30 minutos pela manhã para recalibrar os ritmos circadianos.

Terapia com luz brilhante pode ajudar a aliviar a depressão sazonal
Terapia com luz brilhante pode ajudar a aliviar a depressão sazonal - Rocky89/istock

Exercício regular

A prática regular de exercícios físicos está associada à melhoria do humor e à redução do estresse. Mesmo atividades leves, como caminhar, podem ter benefícios significativos.

Suplementação de Vitamina D

A falta de exposição solar pode levar a níveis mais baixos de vitamina D. Consulte um profissional de saúde sobre a possibilidade de suplementação, se necessário.

Manutenção de uma rotina regular

Estabeleça uma rotina diária consistente, incluindo horários de sono regulares. Isso pode ajudar a manter a estabilidade emocional.

Socialização

Mantenha contato com amigos e familiares. A interação social é crucial para o bem-estar emocional, mesmo que seja virtualmente.

Prática de relaxamento

Aprender técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou respiração profunda, pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada com alimentos ricos em nutrientes pode impactar positivamente o humor. Evite o consumo excessivo de açúcares e cafeína.

Procure ajuda médica

Se você não tiver um diagnóstico oficial de TAS de inverno, mas descobrir que os sintomas atrapalham sua vida diária, peça ao seu médico um encaminhamento para um profissional de saúde mental.

É interessante iniciar o acompanhamento antes de os sintomas de depressão se instalar.

Foi demonstrado que a psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), ajuda no TAS.