7 sintomas de câncer de apêndice que são muito perceptíveis
O câncer de apêndice é mais comum em pessoas entre 50 e 55 anos, mas pode acontecer em qualquer idade
Existem mais de 200 tipos de câncer que podem afetar o corpo humano, sendo alguns deles mais comuns do que outros. Um dos tipos é o câncer de apêndice, que é raro, mas pode ter consequências graves se não for detectado a tempo.
Como o próprio nome sugere, o câncer de apêndice afeta o apêndice, uma pequena estrutura em forma de tubo ligada ao intestino grosso.
O apêndice é geralmente considerado uma parte do corpo sem função aparente. Algumas pesquisas recentes sugeriram que o apêndice poderia servir de lar para bactérias úteis, que poderiam ajudar na boa digestão e apoiar o sistema imunológico.
Mas essa estrutura do corpo também ficar inflamada, algo conhecido como apendicite. Quando isso ocorre, a pessoa pode sentir fortes dores no abdômen que vão e vêm.
Este também é um sintoma de câncer de apêndice, e por isso pode ser confundido com apendicite.
Os cânceres de apêndice podem ser de diferentes tipos, sendo o carcinoma neuroendócrino (CNE) o mais comum. Os CNEs são tumores que se originam nas células neuroendócrinas, que liberam hormônios e estão presentes em vários órgãos do corpo.
Sintomas de câncer de apêndice
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, o câncer de apêndice é mais comum em pessoas entre 50 e 55 anos, mas pode acontecer em qualquer idade.
No geral, existem alguns sinais de câncer que são muito perceptíveis, estes incluem:
- Inchaço
- Dor abdominal
- Dor pélvica
- Acúmulo de líquido no abdômen (ascite)
- Mudanças na função intestinal
- Náusea e vômito
- Aumento do tamanho da cintura
No entanto, o câncer do apêndice também pode causar problemas de fertilidade, que podem não ser imediatamente óbvios, bem como apendicite.
Como é o diagnóstico de câncer de apêndice?
Muitas pessoas com câncer de apêndice são diagnosticadas após a remoção do apêndice, quando se acredita que tenham apendicite. Para pessoas sem sintomas, esses tumores também podem ser descobertos se a pessoa fizer exame de imagem por outro motivo.
A tomografia computadorizada (TC) é frequentemente usada para visualizar o apêndice e avaliar a presença de tumores ou outras anormalidades. A ressonância magnética (RM) também pode ser útil para obter imagens mais detalhadas.
O médico também pode pedir exames de sangue, como o teste de marcadores tumorais (por exemplo, CEA e CA 19-9), para avaliar a presença de substâncias associadas ao câncer.
A confirmação do diagnóstico muitas vezes requer uma biópsia, que envolve a remoção de uma amostra de tecido do apêndice para análise laboratorial. Isso pode ser feito durante uma cirurgia para remover o apêndice (apendicectomia).
Qual é o prognóstico para alguém com câncer de apêndice?
A estimativa de como uma doença irá afetá-lo a longo prazo é chamada de prognóstico. Cada pessoa é diferente e o prognóstico dependerá de muitos fatores, como:
- O tipo de câncer de apêndice
- Onde o tumor está no corpo
- Se o câncer se espalhou para outras partes
- Quanto do tumor foi retirado durante a cirurgia