8 exercícios para turbinar e deixar o cérebro mais ágil

Fazer atividades diferentes das habituais é uma forma de estimular as habilidades cognitivas

Por: Redação | Comunicar erro
cérebro
Crédito: Iaremenko/istockUm novo caso de demência é detectado a cada quatro segundos no mundo

Exercitar o corpo é objetivo de muitos, mas com que frequência pensamos em malhar o nosso cérebro? De acordo com várias pesquisas, uma sessão de exercícios específicos pode ajudar a melhorar nossas habilidades cognitivas e aumentar o foco mental.

E você deve estar se perguntando de que maneira é possível fazer isso, certo? Cruzadinha e outros exercícios mentais são um caminho, mas não o único capaz de melhorar a capacidade do cérebro. As próprias atividades físicas, de acordo com a Ciência, ajudam nessa questão.

Em um estudo feito na Universidade da Colúmbia Britânica, pesquisadores descobriram que o exercício aeróbico regular (esses que fazemos na academia) aumenta o tamanho do hipocampo, a área do cérebro envolvida na memória verbal e no aprendizado. O mesmo não foi observado com exercícios de resistência, equilíbrio e tonificação muscular.

O  neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro “Mantenha seu Cérebro Vivo”, foi ainda mais longe. Ele criou uma ginástica específica para esse órgão do sistema nervoso. É a chamada neuróbica.

A teoria consiste na crença de que fazer algo diferente do que executamos de maneira mecânica é uma forma de melhorar a concentração e a memória. Para isso, ele defende inverter a ordem de alguns movimentos comuns do nosso dia a dia, sair da caixa e quebrar a rotina com algo incomum, explorando os 5 sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.

mulher cheirando lavanda
Crédito: istockKatz defende atividade que explorem os 5 sentidos

São exercícios que vão desde ler ao contrário até ouvir Mozart enquanto inala o cheiro de lavanda.

Selecionamos aqui algumas técnicas de Katz que, segundo ele, ajudam a turbinar e deixar o cérebro mais ágil:

1. Leia uma nova revista ou site

Todos nós temos preferências em ler em nosso tempo de lazer, mas tente pesquisar uma revista ou site completamente novo para você.

2.Use seus pés

Experimente mexer os dedos dos pés antes de sair da cama pela manhã, selecione os sapatos que você usará naquele dia, seus pés têm receptores que se conectam e estimulam o cérebro.

3. Faça uma nova atividade de lazer

Se você for um corredor ou ciclista, experimente outro tipo de atividade. Uma aula de Yoga ao ar livre, por exemplo, é uma boa opção.

4. Forme frases

Selecione um trecho de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras.

5. Escovar os dentes com a mão não dominante

Se for canhoto, use a mão direita e, se for destro, use a mão direita.

6. Treino com quebra-cabeça

Tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo.

7. Atividades às cegas

Pode ser desafiador e estimulante tentar se vestir de olhos fechados ou lavar a louça sem enxergar.

8. Ler ao contrário

Katz defende que a técnica de ler ou ver fotos de cabeça para baixo concentrando-se em detalhes nos quais nunca tinha reparado é uma forma de estimular a capacidade cerebral.

Se tudo isso falhar ou parecer difícil de administrar, caminhe. Os pesquisadores defender que andar a pé é talvez um dos exercícios mais eficazes que surtem em um efeito completo ao corpo. Do seu cérebro aos dedos dos pés, tudo é afetado por alguns minutos de caminhada regular.

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …