8 sinais menos conhecidos da demência

A demência é um termo geral usado para descrever uma série de sinais relacionados ao declínio cognitivo e funcional

Problemas em gerenciar as finanças pessoais, como pagar contas ou entender declarações financeiras, também é considerado um dos sintomas vinculados à demência – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
Problemas em gerenciar as finanças pessoais, como pagar contas ou entender declarações financeiras, também é considerado um dos sintomas vinculados à demência – iStock/Getty Images

Embora a perda de memória seja um dos sintomas mais conhecidos e associados à demência, existem outros sinais que podem surgir antes. Algumas formas de demência, como a doença de Alzheimer, podem apresentar esses sinais iniciais.

No entanto, é importante notar que a presença desses sinais não é necessariamente indicativa de demência e pode ser causada por outras condições médicas.

Alguns sinais menos conhecidos de demência são:

1 – Retração social

A mudança no padrão de relação social é um dos sintomas comuns associados à demência. À medida que a condição progride, pode haver uma série de alterações no comportamento social e nas habilidades de interação social. A pessoa abandona atividades sociais e hobbies  que costumavam ser apreciados antes.

2 – Dificuldade na realização de tarefas rotineiras

As tarefas rotineiras que costumavam ser familiares, como cozinhar, usar dispositivos eletrônicos ou gerenciar finanças passam a ser mais difíceis.

3 – Confusão com tempo e lugar

A pessoa pode ter dificuldade em compreender o dia da semana, o mês ou o ano atual. Pode ser difícil acompanhar datas importantes, como feriados ou aniversários. Também pode fazer confusão em relação à localização. A pessoa pode esquecer onde vive, onde está ou como chegar a lugares familiares.

4 – Dificuldade na comunicação

A pessoa apresenta dificuldade em acompanhar conversas, encontrar palavras adequadas para se expressar ou passa a repetir frases frequentemente.

5 – Problemas visuais e espaciais

Dificuldade em interpretar informações visuais, como distâncias e profundidades, bem como problemas para reconhecer cores ou contrastes.

6 – Má administração das finanças

Também é comum a pessoa passar a apresentar problemas em gerenciar as finanças pessoais, como pagar contas ou entender declarações financeiras.

7 – Dificuldade na resolução de problemas

Pessoas com demência podem achar mais difícil tomar decisões, mesmo aquelas que antes eram simples. Isso ocorre porque o processo de avaliar informações, considerar opções e escolher a melhor solução pode se tornar confuso.

8 – Mudanças de personalidade e humor

Mudanças de personalidade e humor são características comuns em muitas formas de demência, incluindo a doença de Alzheimer.Em alguns casos, é possível notar alterações significativas no comportamento, que podem incluir irritabilidade, ansiedade, apatia ou depressão.

Sinais de demência: Quando ir ao médico?

É importante dizer que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e nem sempre se apresentam juntos. Ao notar  esses sintomas em algum familiar, o melhor passo é buscar a avaliação e o diagnóstico de um profissional de saúde qualificado.

Para o diagnóstico, o médico pode fazer uma série de testes para avaliar a função cognitiva, como testes de memória, habilidades motoras e reflexos. Também pode solicitar exames de sangue para descartar outras causas dos sintomas da demência, como deficiência de vitaminas ou problemas hormonais.

Em muitos casos também é necessário exames de imagens, como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, que podem detectar anormalidades cerebrais.