9 coisas que os dentistas querem que você saiba
Os cuidados com os dentes vão além da estética, pois influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas. E apesar da importância da visita periódica ao dentista, mais da metade dos brasileiros não tem esse hábito, de acordo com pesquisa do IBGE.
Para ajudar as pessoas a cuidarem melhor da saúde dos dentes, a dentista Eliana Avelãs esclareceu os principais mitos e verdades no site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre. Confira:
A saúde dos dentes e gengivas influencia na saúde geral
VERDADE – E vice e versa também: a saúde geral também influencia na saúde de sua boca. Por exemplo, um foco de infecção de um dente pode provocar uma endocardite (inflamação do coração), e em casos mais graves uma septicemia (infecção grave no sangue). Outro exemplo é: o diabetes quando descompensado pode provocar uma gengivite, periodontite com perda óssea e perda de dentes
Passar fio dental faz a gengiva sangrar
MITO – Se a gengiva sangra ao passar o fio dental, significa que ela está inflamada. A principal causa de inflamação da gengiva é a placa de bactérias que se forma continuamente sobre os dentes. Portanto, se a gengiva sangra é preciso procurar um dentista para resolver esse problema. Pode ser necessário apenas rever a técnica de escovação, fazer uma remoção de tártaro ou um tratamento periodontal.
- Pasta de dente caseira preserva sua boca e o meio ambiente
- Escova de dente é projetada para durar eternamente
Aparelho ortodôntico pode provocar perda óssea e perda de dentes
VERDADE – Os dentes são movimentados pela reabsorção e nova formação óssea. Se o movimento não for planejado de forma correta, pode ocorrer reabsorção óssea maior que a desejada. Por isso é importante fazer o tratamento com um profissional qualificado. Aparelho ortodôntico de “enfeite” colocados por pessoas não habilitadas traz consequências graves e muitas vezes irreversíveis
Beijo transmite cárie
PARCIALMENTE VERDADE – Não é exatamente a cárie que é transmitida, mas as bactérias responsáveis pela cárie. A cárie, para acontecer, depende de alguns fatores: constituição do dente, dieta , higiene, bactérias especificas, pH da saliva.
Continue lendo aqui.