9 problemas de saúde causados pela falta de sono

Por: Redação

Uma boa noite de descanso depende de fatores como: excesso de trabalho, estresse, insônia, acúmulo de tarefas e distúrbios do sono. E aposto que você já passou por algum deles, o que significa que, com certeza, você não conseguiu dormir direito alguma vez na vida.

Dog on the bed
Crédito: Getty Images/iStockphotoUma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago mostrou que a falta de sono reduz em 55% a queima de gordura

De acordo com o IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim e insatisfatório.

No entanto, o site Minha Vida explica que dormir menos do que o recomendado – de seis a oito horas – pode causar problemas para a saúde. Veja abaixo nove deles:

1. Impede a conservação da memória

O sono transforma a memória de curto prazo relevante em memória de longo prazo. Durante a noite, o cérebro avalia as informações acumuladas e guarda aquilo que considera essencial, excluindo o que é supérfluo.

2. Afeta o emagrecimento

Ao dormir, o organismo produz leptina – hormônio que controla a sensação de saciedade ao longo do dia. As pessoas que dormem menos, portanto, produzem menores quantidades dessa substância e maiores de grelina – hormônio que provoca fome e reduz o gasto de energia. Assim, a ingestão de calorias durante o dia aumenta, pois o corpo não se sente satisfeito. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago mostrou que a falta de sono reduz em 55% a queima de gordura.

3. Enfraquece a imunidade

Os anticorpos do organismo são produzidos durante o sono, ou seja, dormir pouco reduz a função imune e o número de leucócitos. Este fato foi comprovado por um estudo da Universidade de Chicago que, também, evidenciou que quem dormia quatro horas por noite por uma semana tinha os anticorpos reduzidos pela metade.

Entenda quais são as outras complicações e leia a matéria na íntegra aqui.

Compartilhe:

Tags: #Nutrição
1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …