A verdade sobre usar celular no banheiro e o risco que você corre
Um estudo da Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, relacionou o uso frequente do celular no banheiro com essa condição
O hábito de usar o celular no banheiro pode parecer inofensivo, mas há riscos para a saúde que muitas pessoas desconhecem.
Isso porque o tempo prolongado sentado no vaso sanitário pode contribuir para o desenvolvimento de hemorroidas e, em casos mais graves, até mesmo prolapso retal, segundo especialistas.
O que são hemorroidas?
Hemorroidas são dilatações das veias ao redor do ânus, que podem ser internas ou externas.
- Ver vídeos para não ficar entediado pode gerar mais tédio, diz estudo
- Chocolate amargo: o segredo para reduzir a pressão alta e proteger o coração
- 7 razões porque a República Dominicana deve ser sua próxima viagem de férias
- Parque Nacional Serra da Capivara, maior sítio arqueológico brasileiro, possui diversas curiosidades e mistérios
As internas estão localizadas acima do esfíncter anal e podem ser menos visíveis, mas ainda causam sintomas incômodos.
Já as externas são mais visíveis e podem parecer varizes ou pequenos nódulos ao redor do ânus, gerando desconforto e dor.
Por que usar o celular no banheiro pode causar hemorroidas?
O uso do celular faz com que a pessoa fique sentada por mais tempo no vaso sanitário, o que pode exercer pressão nas veias ao redor do reto e ânus.
Isso ocorre porque o formato do assento faz com que o peso do corpo seja mal distribuído, causando um aumento da pressão nas áreas vulneráveis. Esse hábito favorece o inchaço dos vasos sanguíneos e pode levar ao surgimento de hemorroidas.
Além disso, ficar sentado por muito tempo no banheiro pode aumentar a probabilidade de prolapso retal, uma condição em que partes do intestino se projetam para fora do ânus.
Um estudo da Universidade Yuzuncu Yl, na Turquia, confirmou que pessoas que usam o celular no banheiro tendem a passar mais tempo no vaso, o que resulta em esforço prolongado mesmo sem necessidade. Essa prática aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, favorecendo o aparecimento de hemorroidas.
A pesquisa, publicada na National Library of Medicine, observou mais de 100 pacientes com e sem hemorroida, com idades entre 16 e 65 anos.
Como evitar?
Para reduzir os riscos de desenvolver hemorroidas, é aconselhável adotar hábitos mais saudáveis no banheiro, como:
- Limitar o tempo: evite passar longos períodos sentado no vaso sanitário. Recomenda-se limitar a permanência a cerca de dez minutos por sessão para evitar o acúmulo de sangue nas veias retais.
- Evitar usar o celular: além dos riscos de hemorroidas, usar o telefone no banheiro é anti-higiênico e pode expor o aparelho a bactérias e germes. Evite levá-lo ao banheiro para reduzir o risco de contaminação.
- Fazer o tratamento adequado: caso apresente sintomas de hemorroidas, procure um profissional de saúde para avaliação e tratamento adequado.
Sintomas da hemorroidas
Conforme o Ministério da Saúde, os sintomas de hemorroidas incluem:
- coceira provocada por inchaço das veias;
- sangramento resultante do rompimento das veias anais;
- dor ou ardor durante ou após a evacuação;
- saliência palpável no ânus.