A verdura mais saudável do mundo ajuda a controlar diabetes e colesterol
Segundo um estudo estadunidense, a verdura foi a mais completa nutricionalmente dentre os 47 alimentos analisados
No meio da agitação diária, a alimentação muitas vezes fica em segundo plano, resultando em hábitos perigosos, como o consumo de alimentos com baixo valor nutricional. Isso pode levar a diversos problemas de saúde, como anemia, excesso de peso e fadiga constante.
Frente a essa realidade, uma possível solução reside na inclusão de vegetais e verduras saudáveis na dieta, sendo o agrião uma das melhores escolhas nesse momento.
Entre diferentes benefícios, o vegetal pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, além de auxiliar no controle da diabetes.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
Verdura eleita a mais saudável do mundo
O agrião ganhou destaque pelos pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, devido ao seu excepcional valor nutricional.
Em uma análise de 47 frutas e vegetais, a verdura foi considerada a mais completa nutricionalmente, sendo elogiada por sua abundância em vitaminas e minerais, tornando-se uma aliada importante para a promoção da saúde.
De acordo com o estudo do CDC, que classificou os alimentos mais saudáveis do mundo, o agrião obteve a pontuação máxima de 100 em uma escala de avaliação do conteúdo nutricional de vegetais e frutas.
Outros alimentos que apareceram na lista
Cientistas da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), compararam a concentração de 17 nutrientes essenciais, como vitamina A e B12, nos alimentos estudados, levando em consideração a quantidade de calorias.
Na lista do CDC, após o agrião, estão a couve-chinesa, acelga, folhas de beterraba e espinafre, entre outros.
Veja os benefícios do agrião
Os benefícios do agrião são inúmeros, devido à sua classificação como superalimento, sendo especialmente rico em vitamina C, ferro e cálcio.
Outros nutrientes presentes em sua composição incluem potássio, fibra, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, D, E e K. Incluir o agrião na dieta traz diversos benefícios para a saúde, como:
- fortalecimento do sistema ósseo;
- controle do diabetes;
- redução do colesterol ruim;
- possui ação antioxidante que protege as células contra danos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Além disso, conforme o estudo, o agrião também tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.
Apesar de ser geralmente seguro para a maioria das pessoas, o agrião, devido à sua riqueza em vitamina K, deve ser evitado por aqueles que fazem uso de anticoagulantes, pois essa vitamina pode interferir no processo de coagulação.
Mulheres grávidas também devem evitar o consumo de agrião na forma de chás ou xaropes, e ele pode interferir na ação de alguns medicamentos, como varfarina e clorzoxazona.
Como consumir o agrião?
O agrião é um vegetal bastante versátil. Pode ser consumido cru, sendo uma adição deliciosa e nutritiva a saladas e sanduíches.
Além disso, ele pode servir como ingrediente de pratos quentes, como sopas e risotos. A recomendação, contudo, é consumir o vegetal cru para que o organismo absorva o máximo de seus nutrientes.
Antes de adicionar qualquer alimento à sua rotina, vale consultar um médico para uma orientação personalizada.