Açúcar adicionado pode estar por trás da pedra nos rins

Estudo revela que açúcar adicionado aumenta em 39% o risco de pedra nos rins. Entenda como evitar esse vilão alimentar do dia a dia

05/07/2025 17:02

Pedra nos rins: como reconhecer os sintomas
Pedra nos rins: como reconhecer os sintomas - Prostock-Studio/istock

A formação de pedra nos rins, uma condição dolorosa e frequente entre adultos, sempre esteve ligada ao excesso de sal. No entanto, novas descobertas científicas indicam que o açúcar adicionado — aquele presente em diversos alimentos processados — também pode desempenhar um papel central nesse problema de saúde.

Pesquisadores alertam que dietas ricas em açúcar não apenas prejudicam o metabolismo, como também elevam significativamente o risco de cálculos renais. A revelação vem de um estudo recente publicado na revista científica Frontiers in Nutrition.

O açúcar como gatilho para a pedra nos rins

O estudo, liderado por Shan Yin, do Hospital Afiliado da North Sichuan Medical College, na China, analisou os hábitos alimentares de mais de 28 mil adultos. Os resultados apontaram que pessoas que consumiam grandes quantidades de açúcar adicionado tinham 39% mais chances de desenvolver pedra nos rins do que aquelas que ingeriam menos.

A hipótese é que o açúcar adicionado aumente os níveis de cálcio na urina, o que favorece a formação dos cristais que originam os cálculos. Além disso, esse tipo de açúcar está associado a outras condições de risco, como obesidade, hipertensão, diabetes e resistência à insulina.

Pesquisadores analisaram mais de 28 mil pessoas e os resultados surpreenderam a comunidade médica
Pesquisadores analisaram mais de 28 mil pessoas e os resultados surpreenderam a comunidade médica

Onde está o açúcar adicionado?

O açúcar adicionado está presente em diversos alimentos consumidos diariamente, como refrigerantes, biscoitos recheados, chocolates, bolos industrializados e sorvetes. Segundo a Anvisa, os rótulos dos produtos devem informar quando há alta quantidade de açúcares adicionados, o que pode ajudar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis.

Limitar esse tipo de açúcar na dieta é uma recomendação válida não apenas para controlar o peso ou evitar doenças metabólicas, mas também como forma de prevenir a pedra nos rins, conforme sugerem os dados mais recentes.

 

Alimentação inadequada é principal causa de pedra nos rins

Segundo especialistas, a má alimentação é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de pedras nos rins. O consumo excessivo de sal, proteína animal e baixo consumo de água favorecem a formação dos cálculos renais, afetando milhares de brasileiros anualmente, Clique aqui para saber mais.