Adriane Galisteu posta foto de mamografia para incentivar exame

Apresentadora adere à campanha Outubro Rosa para falar sobre a importância da prevenção

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Adriane Galisteu usou suas redes sociais para conscientizar sobre a importância do exame diagnóstico do câncer de mama. Usando a hastag #outubrorosa, ela compartilhou com seus seguidores do Instagram duas fotos feitas durante uma mamografia.

“A prevenção sempre é o melhor remédio”, escreveu a apresentadora, de 47 anos.

Prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), e está entre os cinco tipos de câncer que mais matam no Brasil.

Embora raro, ele também acomete homens, que representam 1% do total de casos da doença.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

mulher de rosa segurando o seio
Crédito: Spukkato/istockSomente a mamografia consegue detectar nódulos menores

Mas é preciso destacar que muitos nódulos menores só são detectados através do exame de mamografia, por isso, a importância de realizá-lo anualmente a partir dos 40 anos como forma de prevenção.

Mulheres que têm histórico da doença na família (mães, avós ou irmãs) precisam começar a realizar o exame antes dos 40 por conta do risco aumentado. Quando a doença é tratada precocemente, as chances de cura são maiores.

Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O tipo de terapia ou modalidade escolhida para tratar a doença irá depender de vários fatores, como a localização do tumor, o tipo e a extensão da doença.

Saiba mais na matéria abaixo: