Água oxigenada pode clarear os dentes?

A água oxigenada (conhecida cientificamente como peróxido de hidrogênio) existe de diversas formas, texturas e concentrações e faz parte das fórmulas de géis clareadores usados para procedimentos caseiros para dentes brancos orientados por dentista, que são formulados e balanceados. Quem fala sobre o assunto é a especialista Dra. Paula Fevereiro Barros.

Créditos: Getty Images/iStockphoto

De acordo com o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre,  contrário do que se divulga amplamente na internet, o simples uso em bochecho da água oxigenada de 10 volumes para promover clareamento dental não é nada recomendado em virtude dos altos riscos associados, já que pode alterar significativamente o pH da boca, aumentando sua acidez e trazendo diversos danos, como lesões, agravamento de inflamações em mucosas, queimaduras, sensibilidade dentinária e também contribuindo para desmineralização dentária e destruição das bactérias aeróbicas, o que causa um desequilíbrio na flora bucal e sua proteção natural.

Clareamento caseiro? Só com indicação do dentista

Existem basicamente três tipos de clareamentos dentários profissionais, embasados por literatura científica e com comprovação de segurança e eficácia quando prescrito, feito e acompanhado por um cirurgião-dentista capacitado para tal procedimento; são eles:

  • Clareamento feito em consultório, também conhecido como ?office bleach?
  • Clareamento feito em casa, o ?home bleach?, com moldeiras em acetato confeccionadas no consultório e géis clareadores de peróxido de carbamida (em diferentes concentrações, dependendo da indicação), em que há necessidade e prescrição do cirurgião-dentista)
  • Clareamento de dentes com tratamento de canal (dentes desvitalizados).
  • Leia a matéria completa aqui.