Alergia alimentar pode desencadear estas doenças; conheça os sintomas
Os sintomas podem variar de leves a graves. Em alguns casos, a reação pode ser fatal
A alergia alimentar é uma resposta imunológica anormal e exagerada do sistema imunológico do corpo a determinados alimentos. Ele reage de maneira inadequada porque considera erroneamente certos componentes do alimento como ameaças potenciais. Isso leva à liberação de substâncias químicas, como a histamina, que causam uma variedade de sintomas alérgicos. Em alguns casos, essa reação pode causar certas doenças.
Quais são os sintomas da alergia alimentar?
Mesmo pequenas quantidades do alimento agressor podem desencadear uma série de sintomas. Algumas vezes, a resposta pode ser grave e colocar a vida em risco. Os sintomas incluem urticária, inchaço, vômito, corrimento nasal ou congestão, respiração ofegante e hipotensão, que podem se agravar e têm início imediato.
Quais são as doenças desencadeadas por alergias alimentares?
Eczema ou dermatite atópica podem piorar devido a alergias alimentares, embora não contribuam diretamente para a doença. Normalmente, leite e ovos desencadeiam eczema em pessoas que já estão no grupo de alto risco.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
A asma, uma doença respiratória crônica, também é desencadeada por alérgenos alimentares. Em crianças que já correm o risco de desenvolver a doença, a asma pode piorar devido a alergias alimentares.
A síndrome de enterocolite induzida por proteína alimentar é tipicamente observada em bebês e é desencadeada pelo leite. Às vezes, cereais, grãos e até arroz desencadeiam essa condição.
A síndrome de alergia oral refere-se a um a coceira na boca e é causada principalmente pelo consumo de frutas e vegetais crus.
A doença celíaca, uma doença autoimune muito comentada é desencadeada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e centeio.
Quais são os alérgenos alimentares comuns?
Existem mais de 160 alimentos identificados como causadores de alergias alimentares em indivíduos sensíveis. Muitos dos ingredientes, por causarem hipersensibilidade requerem rotulagem específica.
Os alérgenos alimentares comuns são ovos, leite, amendoim, nozes, peixe, marisco, marisco, trigo, soja e gergelim.
Muitas vezes usamos os termos “alergia alimentar” e “intolerância alimentar” alternadamente, mas não são a mesma coisa.
Enquanto a alergia alimentar é uma resposta imunológica exagerada do sistema imunológico a proteínas específicas encontradas em certos alimentos, a intolerância alimentar é uma reação não imunológica que ocorre devido a problemas na digestão ou metabolismo de certos componentes alimentares.
Os sintomas comuns de intolerância alimentar incluem sintomas gastrointestinais, como aumento da flatulência, dor abdominal, inchaço ou diarreia. Outros sintomas como enxaqueca, asma, eczema e mal-estar também podem ocorrer.