CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Algoritmos conseguem prever qualidade de vida de pacientes com câncer

A tecnologia ajuda médicos a decidirem entre dar continuidade aos tratamentos mais agressivos ou partir para cuidados paliativos

Por: Redação

A inteligência artificial tem se mostrado aliada da Medicina no tratamento contra o câncer. Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP observou que algoritmos conseguem prever a qualidade de vida futura de pessoas com a doença em estágio avançado.

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, a tecnologia foi testada em mais de 700 pacientes internados em UTIs de hospitais oncológicos e acertou em mais de 80% dos casos se o paciente ia viver mais ou menos de 30 dias com os sintomas da doença controlados.

paciente na cama de hospital
Crédito: Gorodenkoff/istockInteligência artificial mostra eficiência nos cuidados com pacientes com câncer

Essa é a primeira vez que um trabalho científico usa a inteligência artificial para prever a qualidade de vida de  pacientes oncológicos. Estudos anteriores que usaram essa tecnologia concentraram esforços em determinar o risco de morte.

De acordo com os pesquisadores, as respostas dos algoritmos ajudam a decidir entre dar continuidade aos tratamentos mais agressivos ou partir para cuidados paliativos.

Embora promissores os resultados do estudo, a tecnologia ainda requer novos testes para ser validada e passar a ser usada na prática clínica.

Inteligência artificial na Medicina

A inteligência artificial é uma ciência da computação que usa algoritmos para ensinar e programar computadores. A partir do que aprendem, essas máquinas ganham autonomia no desempenho das mais diferentes atividades que simulam o comportamento e raciocínio humano.

A tecnologia tem potencial para ser aplicada em quase todos os campos da Medicina, incluindo desenvolvimento de medicamentos, monitoramento de pacientes e planos de tratamento personalizados.

Hoje, a técnica já é empregada em robôs que fazem cirurgias menos invasivas, em diagnósticos radiológicos e no tratamento de diferentes doenças.

Compartilhe:

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …