Algoritmos conseguem prever qualidade de vida de pacientes com câncer

A tecnologia ajuda médicos a decidirem entre dar continuidade aos tratamentos mais agressivos ou partir para cuidados paliativos

Por: Redação

A inteligência artificial tem se mostrado aliada da Medicina no tratamento contra o câncer. Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP observou que algoritmos conseguem prever a qualidade de vida futura de pessoas com a doença em estágio avançado.

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, a tecnologia foi testada em mais de 700 pacientes internados em UTIs de hospitais oncológicos e acertou em mais de 80% dos casos se o paciente ia viver mais ou menos de 30 dias com os sintomas da doença controlados.

paciente na cama de hospital
Crédito: Gorodenkoff/istockInteligência artificial mostra eficiência nos cuidados com pacientes com câncer

Essa é a primeira vez que um trabalho científico usa a inteligência artificial para prever a qualidade de vida de  pacientes oncológicos. Estudos anteriores que usaram essa tecnologia concentraram esforços em determinar o risco de morte.

De acordo com os pesquisadores, as respostas dos algoritmos ajudam a decidir entre dar continuidade aos tratamentos mais agressivos ou partir para cuidados paliativos.

Embora promissores os resultados do estudo, a tecnologia ainda requer novos testes para ser validada e passar a ser usada na prática clínica.

Inteligência artificial na Medicina

A inteligência artificial é uma ciência da computação que usa algoritmos para ensinar e programar computadores. A partir do que aprendem, essas máquinas ganham autonomia no desempenho das mais diferentes atividades que simulam o comportamento e raciocínio humano.

A tecnologia tem potencial para ser aplicada em quase todos os campos da Medicina, incluindo desenvolvimento de medicamentos, monitoramento de pacientes e planos de tratamento personalizados.

Hoje, a técnica já é empregada em robôs que fazem cirurgias menos invasivas, em diagnósticos radiológicos e no tratamento de diferentes doenças.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …