Estudo aponta qual alimentação pode melhorar saúde cardiovascular
Entenda como um plano de alimentação melhora a saúde cardiovascular e reduz o colesterol ruim, segundo estudos
A saúde cardiovascular refere-se à condição geral do coração e dos vasos sanguíneos, crucial para um funcionamento adequado do sistema circulatório e a prevenção de doenças cardíacas, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
Estudos mostram que uma prática alimentar pode trazer benefícios significativos para a saúde cardiovascular, além de contribuir para a saúde geral e bem-estar.
Qual a relação da alimentação com o sistema cardiovascular?
Um estudo, publicado pelo Journal of the American Medical Association, realça que a dieta vegana tem um impacto positivo direto na saúde cardiovascular.
A pesquisa destacou uma melhora nos níveis de colesterol LDL, conhecido como o colesterol “ruim”, entre indivíduos que seguiram esse plano alimentar.
Então, qual a abordagem do estudo sobre a dieta vegana?
Na investigação, foram selecionados 44 indivíduos saudáveis, formando 22 pares de gêmeos idênticos. Cada par acabou sendo dividido em grupos distintos: um seguindo a dieta vegana e o outro uma dieta onívora.
Os resultados mostraram que, após um período de acompanhamento, os praticantes da dieta vegana apresentaram uma redução significativa no colesterol LDL, se comparado aos onívoros.
Durante o experimento, então, os participantes receberam refeições planejadas e orientação contínua de nutricionistas, o que demonstra a importância do acompanhamento profissional ao adotar novos hábitos alimentares, seja para objetivos de saúde cardiovascular ou outros benefícios.
Além disso, estudos anteriores já vincularam a redução do consumo de carne à diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Afinal, o que se come em uma dieta vegana?
Uma dieta vegana exclui todos os produtos de origem animal, incluindo carne, peixe, laticínios, ovos e mel.
Em vez disso, os veganos consomem uma variedade de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico), nozes, sementes e produtos à base de plantas, como tofu e leites vegetais (como leite de amêndoa, soja ou aveia).
dieta pode ser rica em nutrientes, desde que seja bem planejada para garantir a ingestão adequada de proteínas, ferro, cálcio, vitamina B12, ômega-3 e outros nutrientes essenciais.