Este alimento pode ajudar quem tem hemorroidas; veja benefícios
O consumo de um alimento ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação das veias afetadas, diminuindo as dores e desconfortos das hemorroidas
Conhecida por suas propriedades medicinais, a castanha-da-índia tem sido cada vez mais estudada e utilizada como um suplemento natural para tratar diversas condições de saúde.
O fruto, embora não seja comestível in natura, traz em seu extrato uma série de componentes benéficos ao corpo humano, incluindo aliviar os sintomas das hemorroidas.
Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas na região anal e retal, frequentemente causando desconforto, coceira, sangramento e dor durante evacuações ou atividades prolongadas.
- Terror noturno: 5 pontos que ajudam a explicar o transtorno
- Estudo aponta o suco que pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura
- SP abre mais de 20 mil vagas para cursos gratuitos; veja como participar
- O que fazer em João Pessoa? Visite essas 3 praias de tirar o fôlego
O que é bom para desinchar a hemorroida?
A castanha-da-índia tem compostos como a escina, que possuem propriedades anti-inflamatórias e fortalecedoras dos vasos sanguíneos, que podem ser benéficas para pessoas que sofrem de hemorroidas.
Ao tomar suplementos de castanha-da-índia ou usar pomadas tópicas contendo extrato de castanha-da-índia, algumas pessoas relatam redução do inchaço e da inflamação das hemorroidas, além de alívio dos sintomas como dor, coceira e sangramento.
No entanto, é importante destacar que você deve usar a castanha-da-índia para hemorroidas com orientação médica, pois cada caso é único e nem todos os tratamentos funcionam da mesma forma para todas as pessoas.
Como saber se a pessoa tá com hemorroida?
- Coceira;
- Sangramento resultante do rompimento das veias anais;
- Dor ou ardor durante ou após a evacuação;
- Saliência palpável no ânus.
Quais são os benefícios da castanha-da-índia?
- Favorece saúde da pele: em sua composição, a castanha-da-índia é rica em flavonoides, saponina, conhecida como escina, polifenóis, taninos, kaempferol e ácidos graxos essenciais, que juntos conferem ao fruto propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e vasoconstritoras. Todas essas características tornam o extrato de castanha-da-índia um aliado para a saúde vascular e da pele.
- Melhora da circulação: a escina presente no fruto favorece o fluxo sanguíneo, o que pode ser particularmente útil para pessoas com insuficiência venosa crônica.
- Redução dos sintomas das varizes: auxilia na melhoria do retorno venoso, alivolando inchaços e dores nas pernas.
- Estímulo na cicatrização: suas propriedades ajudam na reparação de tecidos e coagulação, impedindo hemorragias.
- Benefícios para o coração: indiretamente, fortalece a saúde cardiovascular através da redução da fragilidade capilar e de suas propriedades antioxidantes.
- Melhoria na fertilidade masculina: diminui o risco de varicocele e melhora a qualidade do esperma.
Existem riscos ou contraindicações?
Apesar de seus benefícios, o consumo de castanha-da-índia deve ser feito com cautela. Pessoas com alergia a qualquer componente do fruto, assim como aqueles com doenças renais ou hepáticas, devem evitar seu uso.
Além disso, gestantes, lactantes e crianças só devem usar o produto sob orientação médica, devido à falta de estudos que garantam sua segurança para esses grupos.
Como consumir?
Um especialista geralmente recomenda o consumo da castanha-da-índia através de comprimidos revestidos ou em forma de pó para chás e infusões.
Vale lembrar que não se deve consumir o fruto in natura, pois pode causar irritações gastrointestinais e outros efeitos adversos.
As pessoas devem usar a castanha-da-índia de maneira consciente e preferencialmente sob orientação médica.