Aprenda a fazer shot antioxidante de cúrcuma que combate inflamação

Além de sua ação antioxidante e termogênica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural

Por: Redação Comunicar erro

Na comida, a cúrcuma – também conhecida como açafrão-da-terra – não é uma unanimidade. Sua característica levemente picante não agrada a muitos paladares. Mas quando falamos do seu potencial medicinal, vale a pena dar uma chance à especiaria, especialmente, se consumida na versão shot.

Os benefícios são diversos e já comprovados por inúmeros estudos científicos. Além de sua ação antioxidante e termogênica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural, graças a seu ativo chamado curcumina, que dá a pigmentação e sabor à especiaria.

Raiz e pó de açafrão
Crédito: IStock | nortongoCúrcuma é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório natural

Há ainda estudos que ligam o poder antioxidante da cúrcuma à prevenção de doenças, como o Alzheimer e até alguns tipos de câncer. No Brasil, um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  avaliou o uso da curcumina no câncer cerebral de cobaias e constatou a diminuição de 45 a 60% dos tumores nos animais que receberam a substância.

Na Ayurveda, medicina tradicional indiana, suas propriedades já são exploradas há milhares de anos, e frequentemente, utilizadas no combate a diversos males, desde problemas nas vias aéreas, até infecções bacterianas e alterações no fígado.

Por esses e outros benefícios, a planta tem sido muito recomendada por nutricionistas, que orientam o consumo juntamente com pimenta-do-reino e gengibre para aumentar a capacidade de absorção da curcumina. Confira abaixo como fazer um shot de cúrcuma.

Receita de shot de cúrcuma com limão

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de cúrcuma fresca ralada ou em pó
  • 1 limão espremido
  • 1 pitada de pimenta cayena
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
shot de cúrcuma
Crédito: Rocky89/istcokShot mistura cúrcuma, limão e outros condimentos

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e beba em seguida. A recomendação é consumir preferencialmente pela manhã, em jejum.

Melhor aproveitamento das propriedades

Nas preparações culinárias, o melhor jeito de aproveitar os benefícios da cúrcuma é consumi-la crua, já que quando submetida a uma fonte de calor, ela pode perder até 80% das suas propriedades. Dá para usá-la para temperar tofu mexido e saladas de legumes e de hortaliças, por exemplo.

Dose extra

Para melhorar a absorção e o aproveitamento dos ativos da cúrcuma, o mercado de suplementação oferece cápsulas com extrato seco da especiaria. Esses suplementos já vêm acompanhados com extrato de pimenta preta, que aumenta a biodisponibilidade da curcumina em até 2000%.

Antes de iniciar qualquer suplementação, no entanto, é necessário consultar um nutricionista, que indicará a necessidade e dosagem ideal para cada caso.

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …