Alimento saboroso pode reduzir a pressão arterial e o colesterol

Pesquisas mostram que os compostos encontrados no cacau podem ter benefícios para a proteção do coração

O que comemos e bebemos desempenha um papel importante em nossa saúde e bem-estar. Tanto que certos alimentos são conhecidos por aumentar nosso risco de certas condições, enquanto outros podem reduzi-lo. 

Pesquisas mostraram que um ingrediente saboroso, encontrado em muitos alimentos, pode ser a chave para a saúde do coração.

Mais especificamente, o cacau — um componente essencial do chocolate — tem propriedades redutoras do colesterol e da pressão arterial.

Detalhes do estudo

O novo estudo, publicado na revista Nutrients, analisou 31 ensaios clínicos randomizados que monitoraram uma série de fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Combinados, esses testes envolveram 1.986 participantes. Eles foram divididos em grupos dependendo de quanto cacau consumiram.

Cacau é o superalimento com propriedades redutoras do colesterol e da pressão arterial
Créditos: lightsource/JanPietruszka/DepositPhotos
Cacau é o superalimento com propriedades redutoras do colesterol e da pressão arterial

Em um grupo, 1.110 participantes consumiram extrato de cacau ou chocolate amargo com 70% ou mais de teor de cacau por pelo menos quatro semanas. 

O grupo de controle envolveu 876 participantes que consumiram um placebo ou chocolate branco ou ao leite contendo menos de 70% de cacau.

A maioria dos participantes tinha uma ou mais condições de saúde existentes, incluindo pressão alta, diabetes tipo 2 e colesterol alto.

Essas foram áreas que apresentaram melhorias entre os participantes que consumiram alto teor de cacau.

Resultados

O estudo relatou uma redução média no colesterol total de 8,35 mg/dL, glicemia de jejum de 4,91 mg/dL, pressão arterial sistólica de 2,52 mmHg e pressão arterial diastólica de 1,58 mmHg.

Segundo os pesquisadores, o consumo de cacau mostrou efeitos protetores nos principais marcadores de risco cardiometabólico que têm um impacto clínico em termos de redução do risco cardiovascular.

Assim, a equipe concluiu que o consumo de cacau como suplemento alimentar em cápsulas de extrato ou em chocolate amargo tem um efeito protetor na maioria dos marcadores de risco cardiometabólico.

Isso inclui colesterol total, lipoproteína de baixa densidade, glicemia de jejum, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica.