Os alimentos que causam gases com mau cheiro e você não sabia
Alimentos que causam flatulência com cheiro ruim contêm compostos que produzem odor de enxofre
Se você é propenso a gases com mau cheiro, provavelmente sabe tudo sobre os perigos dos ovos e do feijão. Mas vários outros alimentos que causam flatulência podem ser mais surpreendentes.
Todos são alimentos que contêm enxofre. Quando esses alimentos são metabolizados, o resultado é um gás com cheiro de enxofre.
Outros são difíceis de digerir, chegando ao intestino delgado, onde fermentam e aumentam as chances de a flatulência arder nas narinas de outras pessoas.
- Saiba tudo sobre emissão de passaporte na Polícia Federal em 2025
- 5 dicas para preparar a mala de bordo para viagens em família
- Qual é a melhor cor de roupa para enfrentar o calor? A ciência responde!
- Os 4 melhores momentos o ano para visitar São Miguel dos Milagres
Alguns alimentos que causam gases com mau cheiro
Carne bovina e suína
Bifes e costeletas de porco frequentes podem estar por trás de uma flatulência com cheiro desagradável.
A carne bovina contém o aminoácido metionina, que contém enxofre. Quando o corpo decompõe esse aminoácido, as bactérias intestinais o transformam em sulfeto de hidrogênio, dando origem à flatulência ruim.
Pedaços gordurosos de carne bovina e suína podem, na verdade, retardar a digestão devido às moléculas complexas que demoram mais para o corpo se decompor.
A carne pode levar dois dias inteiros para ser digerida completamente.
Alimentos gordurosos, que levam mais tempo para digerir, passam esse tempo apodrecendo e fermentando no intestino, aumentando a probabilidade de as emissões de gases apresentarem mau cheiro.
Alho e cebola
O alho está repleto de compostos chamados frutanos, carboidratos fermentáveis que também estão presentes na cebola, alho-poró, cebolinha e trigo.
O sistema digestivo humano não pode metabolizar frutanos.
Como resultado, eles viajam do intestino delgado para o intestino grosso, em grande parte não digeridos.
Uma vez lá, as bactérias que constituem o microbioma intestinal fermentam os alimentos, resultando em gases com mau cheiro.
O alho e a cebola também contêm compostos de enxofre que ajudam a dar-lhes o seu aroma característico.
Carne de aves
Assim como outros alimentos desta lista, o frango contém muito enxofre, principalmente devido aos aminoácidos metionina e cisteína.
Quando comemos frango, o sistema digestivo decompõe as proteínas em aminoácidos.
À medida que o corpo metaboliza esses aminoácidos, os compostos de enxofre são os subprodutos.
O frango frito é rico em gordura devido à quantidade de óleo que se usa no seu preparo. Alimentos ricos em gordura são digeridos lentamente, levando à fermentação no intestino.
Certos cortes de aves, como coxas de frango, contêm mais gordura do que outros cortes, o que também pode contribuir para a formação de gases.
Alimentos ricos em fibras
Alimentos saudáveis ricos em fibras, incluindo brócolis, aspargos e repolho, demoram mais para digerir, permitindo mais tempo para fermentação no intestino grosso.
O enxofre nesses alimentos causa o cheiro pútrido da flatulência.
Certos alimentos são piores do que outros. Brócolis e repolho, por exemplo, podem produzir gases bem mais desagradáveis.
O que fazer para eliminar os gases?
- Massagem suave na região abdominal pode ajudar a estimular o movimento dos gases ao longo do trato gastrointestinal, facilitando sua eliminação.
- Algumas posições corporais, como deitar-se de lado com os joelhos dobrados em direção ao peito, também podem ajudar.
- Beber água morna pode ajudar a relaxar os músculos do trato gastrointestinal e promover a liberação de gases.
- Certas ervas, como hortelã, camomila, gengibre ou erva-doce, têm propriedades que ajudam a aliviar o desconforto digestivo e reduzir a produção de gases.
- Alguns medicamentos de venda livre, como simeticona, podem ajudar a reduzir a formação de bolhas de gás no trato digestivo, facilitando sua eliminação.