Alimentos para constipação que têm efeito laxante
Ao introduzir alimentos laxantes na sua dieta, é importante fazê-lo gradualmente para evitar desconforto gastrointestinal
Você sofre de prisão de ventre se evacua menos de 3 vezes por semana. Uma alimentação adequada, pode ajudar a melhorar a regularidade intestinal e aliviar a constipação. Isso porque alguns alimentos têm um efeito laxante natural e podem ser muito úteis.
É importante saber que a constipação ocasional é comum e geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se ela persistir por um longo período de tempo ou estiver causando desconforto significativo, é aconselhável consultar um médico para descartar possíveis outras causas envolvidas e receber orientações adequadas.
Alimentos com efeito laxante
Fibras
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
As fibras dietéticas são essenciais para a regularidade intestinal, pois aumentam o volume das fezes e ajudam a acelerar o trânsito intestinal. Inclua alimentos ricos em fibras em sua dieta, como cereais integrais, aveia, pão integral, arroz integral, frutas frescas, legumes, feijões e lentilhas.
É melhor ficar longe de bananas e mirtilos verdes. Eles têm um efeito bastante constipante.
Alimentos fermentados
Durante a fermentação, os componentes orgânicos dos alimentos fermentados são convertidos. Esta conversão é realizada por bactérias lácticas, que também têm um efeito positivo na flora intestinal. Procure alimentos fermentados como iogurte, kimchi ou kombuchá.
Kiwi
O kiwi é uma excelente fonte de fibras e contém uma enzima chamada actinidina, que pode ajudar na digestão.
Sementes de Linhaça
As sementes de linhaça são ricas em fibras solúveis e podem ser moídas e adicionadas a alimentos ou smoothies para promover a regularidade intestinal.
Folhas verdes
Vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e acelga, são ricos em fibras e nutrientes que podem estimular o trânsito intestinal.
Frutas secas
Frutas secas, como ameixas secas, tâmaras e figos secos, são conhecidas por serem eficazes na promoção da regularidade intestinal e no alívio da constipação por conter, além de fibras, o sorbitol, um álcool de açúcar natural com propriedades laxantes suaves. O sorbitol atrai água para o intestino, amolecendo as fezes e facilitando a passagem pelo trato digestivo.
Mas tenha cuidado, pois se você sofre de intolerância ao sorbitol, as frutas secas podem causar diarreia, náuseas e cólicas estomacais.