Alimentos para você consumir nesta época do ano e ter mais saúde

Frutas, legumes, verduras e pescados da safra são encontradas com mais facilidade em um determinado período, o que faz com que sua qualidade e sabor sejam muito melhores e além disso tenham um preço mais em conta. Para você que quer economizar dinheiro e ter mais saúde fique atento aos alimentos da época e busque consumi-los in natura ou em receitas especiais para o Natal e Ano-Novo.

Para ter hábitos saudáveis sem deixar as tradições de lado a nutricionista Roberta Nogueira (CRN 3 28634) explica sobre os alimentos desta época do ano e quais os benefícios deles à saúde. Ela comenta que dezembro é tempo de cereja, lichia, ameixa, romã, damasco, figo e uvas e explica que as frutas de coloração vermelha/roxa como a cereja, ameixa e uvas são ricas em fitoquímicos, dentre eles as antocianinas, que têm um grande poder antioxidante.

Frutas com a coloração roxa e avermelhada são ricas em antioxidantes

Roberta segue explicando: “Os fitoquímicos encontrados nas frutas e vegetais são produzidos naturalmente pelas plantas como forma de defesa contra agressores. Por isso, estes compostos agem ‘atacando’ os radicais livres presentes no nosso corpo, reduzindo envelhecimento precoce, doenças degenerativas e inflamação. Devemos sempre dar prioridade para as frutas orgânicas, já que na ausência de agrotóxicos, elas produzem muito mais compostos fenólicos para se defenderem, aumentando sua concentração no produto final”.

Uma dica ao preparar a ceia de Natal e Ano-Novo é montar uma bela mesa com frutas da época com damascos, figos e romãs que são ricos em fibras, vitaminas e minerais. As frutas secas, também ricas em fibras e vitaminas, são uma boa opção para ceia e podem fazer parte da sobremesa ou até em pratos principais.

Já as oleaginosas, como amêndoas, castanhas, nozes, estão em alta nesta época do ano e são ótimas fontes de gorduras boas, fibras e proteínas. Podem ser servidas como petiscos, complementando saladas, ou ainda fazendo parte de uma receita de carnes ou aves.

O Conselho Regional de Nutricionistas criou uma tabela com os alimentos desta época.

Conselho Regional de Nutricionistas mostra quais os alimentos da safra de dezembro

A nutricionista Gláucia Rodrigues (CRN3: 35280) responsável pela nutrição clínica do Hospital Samaritano de SP, especialista em geriatria, paciente crítico e nutrição enteral e parenteral pela BRASPEN explica com mais detalhes sobre os benefícios à saúde de alguns alimentos típicos desta época. Confira:

  • Lentilha

Diz o ditado que a lentilha simboliza riqueza e por isso não pode faltar na ceia de passagem do ano. Contém fibras, substâncias antioxidantes, vitamina B e minerais. A lentilha auxilia a diminuir o colesterol, desintoxicar o organismo, combater a diabetes, prevenir e tratar a anemia, prevenir o câncer e ainda melhorar a saúde dos ossos.

  • Uva

É uma fruta rica em minerais e possui quantidades razoáveis de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de não possuir alto valor calórico. É benéfica à saúde pois tem ação antioxidante e anticancerígena. Em sua casca podemos encontrar uma substância que auxilia no controle do colesterol e prevenção da trombose.

  • Melancia

Rica em minerais, vitamina A e vitamina C, a melancia tem efeito antioxidante que atua como protetor solar e previne o envelhecimento. Também possui propriedades que previnem o câncer e a capacidade de diminuir cálculos renais.

  • Ameixa

Esta fruta possui vitamina C, vitamina A, vitamina B2, fibra e potássio. Por conta de suas propriedades a ameixa acelera o metabolismo, sendo mais uma aliada para quem deseja perder peso. Possui também alta quantidade de fibras, que contribuem para o adequado funcionamento do intestino. Além disso ela possui minerais que atuam na produção de glóbulos vermelhos que ajudam na manutenção da pressão arterial e frequência cardíaca, mantendo o coração saudável.

  • Castanha

A castanha é rica em minerais, vitamina B1 e vitamina E. Ela possui significativas quantidades de fibras, que auxiliam no funcionamento adequado do intestino. Seu alto valor calórico são eficientes para quem busca perder peso.

  • Nozes

As nozes são uma das maiores fontes de ômega 3, o que as tornam extremamente saudáveis. Elas ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e dois tipos de diabetes. Possuem também fibras que auxiliam na saúde intestinal.

Dicas das Nutricionistas:

Glaucia Rodrigues CRN 3 35280
Nutricionista responsável pela nutrição clínica do Hospital Samaritano de SP, especialista em geriatria, paciente crítico e nutrição enteral e parenteral pela BRASPEN.
www.glaucianutricionista.com.br
Facebook | Instagram

Roberta Nogueira CRN 3 28634

Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional, Personal Diet que presta atendimento à domicílio robertarochanogueira@gmail.com | (11)98528-9987 | Instagram

  • Veja mais